Ex-secretário do turismo do Ceará diz que “hub” foi alvo de estudo que acabou rasgado

Com o título “O “hub” aéreo, a retórica rasgada e o efeito refinaria”, eis artigo de Allan Aguiar, ex-secretário do Turismo do Ceará. Ele informa que essa história do hub – ponte de conexões de voos internacionais, já havia sido discutida por gestões passadas da Setur. Confira:

Um trabalho intitulado “Fortaleza – HUB NORDESTE”, elaborado pela prestigiosa EG Consultoria Econômica, especializada em elaboração de Planos de Negócios, foi rasgado. Sim, rasgado na SETUR no bojo de descartes de papéis “inservíveis” deixados por gestões passadas. O Plano de Negócios traçava com profundidade o Caderno de Encargos que deveria ser perseguido pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Trade Turístico para oferecer as condições adequadas para a implantação de um HUB Aéreo. Esse estudo, mais tarde, resultou na primeira minuta de Projeto-de-Lei elaborada pelo Executivo Estadual.

Os capítulos da Matriz de Investimentos perpassavam as obras de infraestruturas, notadamente a aeroportuária, a formação e capacitação de mão-de-obra, os incentivos fiscais, os apoios promocionais e a ação mercadológica necessária para atração de Companhias Aéreas interessadas. À época, mesmo sem nenhuma companhia aérea nacional com disposição para realizar os investimentos, o Pinto Martins chegou a receber 14 voos charters internacional por semana, afora os 17 voos regulares, também internacionais. No total, 31 voos internacionais por semana.

A atual midiática mobilização suprapartidária e intersetorial levada a cabo pelo Governo do Estado é compreensível e serve apenas para mitigar os riscos políticos próprios de empreitadas do gênero. O default da Refinaria, que dependia majoritariamente do Setor Público, foi golpe duríssimo para um Governo Estadual outrora aliado e agora administrado pela mesma sigla do Governo Federal. Movimento idêntico foi realizado pelas forças políticas Potiguares e Pernambucanas. No Rio Grande do Norte, o potiguar ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, tomou o desafio como questão pessoal e diariamente manobra politicamente para convencer a LATAM que Natal construiu um aeroporto novinho em folha para o HUB Nordestino e que o Governo Federal (MTUR) aportará todas as contrapartidas necessárias ao empreendimento. Já os Pernambucanos ampliaram o zoom de suas lentes e querem dois HUB’s: o da TAP/AZUL, que terá o dobro dos voos da TAM, e o da LATAM. Ao contrário dos Cearenses, que só falam da TAM, os Pernambucanos afirmam que as negociações com o a direção da AZUL estão bastante avançadas e que tudo é uma questão de tempo.

O “gap” cearense foi ganhando altitude ao longo de anos de grosseira falta de planejamento de suas prioridades de infraestruturas para alavancagem do turismo. Com a hierarquia das prioridades invertida, o Ceará gastou mais de cem milhões em aeroportos regionais quase prontos e abandonados quando deveria investir em novíssimo e robusto Pinto Martins, carimbando seu passaporte para o sonhado “HUB”, o qual foi anunciado ainda em 2010 pelo Grupo Aéreo LATAM. Ignorando ao aviso, o Ceará priorizou um Aquário inacabado, que pouco agregará a atividade, e em importante, contudo ocioso e dispendioso, Centro de Eventos que até agora em nada incrementou o fluxo turístico internacional para o Estado.

Sem conseguir, nesses últimos três anos, viabilizar sequer um único pouso de aeronave com turistas, restou ao Estado tentar converter o aeroporto de Aracati em uma Oficina da TAM – Aviação Executiva. Após os palanques e solenidades nenhum jato da companhia pousou por lá para passar por manutenção e nenhum posto de trabalho foi gerado com a malograda tentativa. Assim, se tem um Estado do Nordeste que fez tudo para conquistar a TAM e nada recebeu, até agora, este Estado chama-se Ceará. Mesmo largando dos boxes e pilotando para uma escuderia modesta todos nós cearenses queremos crer que vai dar certo, mas poucos têm a consciência que uma eventual decisão da TAM pelo Pinto Martins será muito mais pelas vantagens comparativas circunstanciais que pelas locacionais e muito menos pela mobilização política de um Estado que ainda não fez seu dever de casa.

Assim, sem “A Agenda” para sua maior vocação econômica e muito menos negociadores que falem a mesma língua dos executivos que estão do outro lado do balcão, a gestão do Turismo do Estado segue sem tripulação profissional, sem carta de voo e taxiando para tentar decolar pela cabeceira errada.

*Allan Aguiar,

Ex-secretário do Turismo do Ceará e ex-presidente da EMPETUR/PE.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

4 comentários sobre “Ex-secretário do turismo do Ceará diz que “hub” foi alvo de estudo que acabou rasgado

  1. Eu tenho impressão que o ex secretário tem algum trauma para com o Ceará e os cearenses. É impressionante como ele torce contra e tenta a todo instante desqualificar o nosso estado. Então sr. EX secretário, porque você não tem coragem de fazer um texto explanando todos os erros cometidos por Pernambuco e R. do Norte nos últimos 20 anos? Ou será que esses outros dois estados possuem uma administração PERFEITA de PRIMEIRO MUNDO e que por isso não cometeram nenhum erro nas últimas administrações? Porque essa perseguição com o Ceará e o cearense? Quer que eu te conte uma CAGADA do governo do Rio Grande do Norte? Como pode um governador permitir a construção de um Aeroporto distante 40Km da rede hoteleira? 1h pra ir para o hotel esperar o voo e outra hora pra voltar.. sendo que ninguém vai se confiar e vai precisar pelo menos de 3h pra arriscar ida e volta e não perder o voo. E o desconforto em ter que andar 80km cansativos e ainda ter que pagar caro por isso? Disso o Sr. não fala né? kkkkk Pergunte a quem é de Natal ou aos turistas o que é que eles acham disso… Há cerca de 2 meses atrás fez questão de desfigurar a imagem do Ceará a nível nacional com outro texto mal escrito, dessa vez o “mal escrito” ganhou força e fez o ex Secretário soltar proezas como: ” O HUB da TAP/AZUL terá o dobro de voos do HUB da TAM” KKKKKKKKKKKKKK….
    A TAP tá com um prejuízo e além do mais, você acha mesmo que esse HUB da AZUL/TAP vai sair agora? Tem nem perigo! Isso vai demorar no mínimo uns 3 anos! E acha que a TAM vai ficar parada? Querer comparar o grupo LAN/ TAM com AZUL/TAP é pecado.. é desproporcional.! Tanto é que a TAM será a companhia aérea oficial das Olimpíadas, já foi tudo acertado. Veja no link a baixo e veja também a informação do jornalista ao dizer que Recife, que há cerca de 2 meses o sr. levou ao CÉU dizendo que tudo lá era melhor e blá blá blá… já perdeu a disputa e que hoje essa é travada apenas entre Ceará e RN. E é ÓBVIO que a TAM ou qualquer outra companhia escolherá o CEARÁ para seu ser HUB. Veja bem: Uma família está querendo passar férias na Europa e para isso terá que passar por um HUB e esperar 6h até o voo com destino a Europa. E pra isso tem três opções: voar pelo o HUB da TAM em Fortaleza ou pelo possível HUB da AZUL em Recife ou Natal. Pois bem, entre essas três opções, para qual HUB o sr. acha que a família vai querer viajar? Fortaleza com seu Aquário Marinho, Centro de Eventos (e uma possível feira interessante, como feira do livro) seu Centro de Formação Olímpica(com uma possível apresentação da Seleção Brasileira de Nado sincronizado), seu Beach Park, Terminal de Passageiro do Mucuripe(com alguma apresentação/feira interessante) e claro, coma Beir Mar mais linda do Brasil? Me diga sr. EX secretário, par qual destino o Sr. iria com a sua família? O que Natal e Recife tem pra receber o turísta se não sol e praia? Ah, isso nós temos aos MONTES.

  2. Link da matéria de HOJE falando sobre a saída de Recife da disputa:

    SIC
    “Fortaleza e Salvador estão na lista das próximas concessões e Natal já tem um aeroporto concedido. Cada uma vai tentar atrair a empresa. Recife acabou tendo um tiro de morte por não entrar na privatização. O hub será importante para a TAM distribuir melhor seus voos na América Latina”, diz a fonte.

    http://brasileconomico.ig.com.br/negocios/2015-06-30/sem-revelar-montante-tam-fecha-parceria-com-as-olimpiadas.html

    Lembrando que este site trabalha com fatos e não com achismo, é respeitado no mercado.

  3. Quem quiser conhecer meus diagnósticos sobre ambiente de Gestão Pública do Turismo Pernambucano e as suas dificuldades, podem acessa o Blog de Jamildo e digitar, em perquisar, allan aguiar. Em alguns artigos lá publicados proponho um revisão completa do Planejamento Estratégico e da Gestão do Segmento. Como não consegui implementar as transformações e a profissionalização que almejava na EMPETUR, por força dos objetivos políticos de um Secretário da SETUR/PE, pedi o boné e fui cuidar na vida. Esse episódio terminou por levar o então Governador Eduardo Campos a trocar o Secretário/Deputado por outro.

    São pucos os Auxiliares de Governadores ou de Secretário capazes de contrariar sua naturais expectativas por boas notícias. Ninguém quer dar má notícia a um Governador, cargo que, por sua força gravitacional, tem uma grande capacidade de atrair áulicos e puxa-sacos. São pessoas quase sempre incompetentes que tentam se credenciar apenas ajudando na campanha.

    TURISMO é coisa séria. Bem gerido, promove massiva inclusão social pela via da criação de postos de trabalho. Temos que ter a coragem de apontar erros de condução, sempre com críticas construtivas.

  4. Ok, Allan. Desculpa se fui meio chato em algum momento.. .é que achava meio esquisito ver o sr. só falar dos erros. Mas se acha que tem razão no que disse, tá mais do que certo em falar o que pensa. Mas também não custa nada falar das coisas que deram certo. Abraço e sucesso profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 8 =