Funceme confirma: 2016 é o quinto ano seguido de seca no Estado

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) confirma o que os prognósticos apontavam: 2016 é o quinto ano seguido de seca no Ceará. A quadra chuvosa, período que vai de fevereiro a maio, em que são esperadas chuvas mais intensas no estado, registrou precipitações 45% abaixo da média histórica.

O resultado coloca 2016 na lista dos 10 anos mais secos no Ceará desde 1951. De fevereiro a maio deste ano, choveu 329 milímetros (mm), bem abaixo da média histórica de 600 mm. Das 10 piores secas no estado, quatro ocorreram desta década (2010, 2012, 2013 e 2016).

Segundo a chefe do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto, a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico que atua durante a quadra chuvosa no Ceará, não foi favorecida pelas condições do Oceano Atlântico e pela ocorrência do fenômeno El Niño.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Funceme confirma: 2016 é o quinto ano seguido de seca no Estado

  1. E eis que a FUNCEME redescobriu a roda!
    FUNCEME-Fund. Cear. de Meteorol. e “RECURSOS HÍDRICOS”; CAGECE-Cia. de “ÁGUA” e Esg. do CE.;
    SOHIDRA – …; afora os SAAE’s – Serv. Aut. de ÁGUA e Esg. etc. Não seria/é “muita gente” para “cuidar” de tão poucos recursos, naturais?
    E, isto, afora as operações, subsidiárias e complementares, da SUDENE(?) e do DNOCS(?). Sendo que, este último, sempre teve a sua sede em Fortaleza!
    E, “Doa em quem doer”!
    É isto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =