Funcionários farão protesto contra empresa que vai gerir o Hospital Universitário

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) e o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) realizarão, a partir das 7h30min desta quinta-feira, ato de protesto em frente ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) contra a instalação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Essa empresa vai gerir o hospital, no que para os servidores significa privatização.

A Ebserh, já implantada no Piauí, Maranhão e Brasília e em processo de implantação no Rio Grande do Norte e Alagoas, vai gerenciar todos os hospitais universitários. Para ser implantada no Ceará, era necessária a aprovação do reitor, que só aceitou no último dia 20 de dezembro, após ser avisado pelo Ministério da Saúde de que, caso não aprovasse a Ebserh, ficaria sem recursos para o HUWC, de acordo com lideranças sindicais.

Em todo o Brasil, profissionais da saúde têm realizado manifestações contra a implantação da Ebserh por entenderem que é uma empresa privada criada pelo próprio governo para explorar o lucro na área da saúde. Já neste ano o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4895) contra dispositivos da Lei 12.550/2011, que autorizou a criação da empresa.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “Funcionários farão protesto contra empresa que vai gerir o Hospital Universitário

  1. Em mais de uma oportunidade eu já afirmei que o Ministro da Saúde, Raimundo Padilha, está privatizando a saúde pública no Brasil. Ele é muito mais um Ministro que cuida dos planos privados de saúde, para eles atraindo inclusive a nova classe, a «C», e um Ministro que está a esvaziar o SUS.

  2. Mais uma do tipo Organização Social OS, privatização arquitetada com os resultados que já conhecemos, desvio do foco de serviço público, precarização do trabalho, redução do salários , vulnerabilidade e facilitação de contratos e uso políticos nas contratações de funcionários inclusive desqualificados.
    Privatização a moda Petista.

  3. Sugestão ao Sr. Walcir(Hospital do Diabético):
    vamos pedir um hospital para todos idosos, tem um excelente terreno(da UECE) Rua Holanda no bairro da Maraponga.Nos idosos tem a diabete e a fratura de fêmur.
    Seria Hospital Waldemar Caracas para todos jovens acima de 60 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 3 =