Governo Cid Gomes prega transparência. Só de gogó

Eis dois tópicos da Coluna Política, do jornalista Érico Firmo (O POVO), que mostram como vai a relação do Governo Cid Gomes com o Poder Legislativo.

CAIXA PRETA GOVERNAMENTAL

Mais uma vez, a base do Governo do Estado rejeitou pedidos de informação de deputados da oposição. Disse que já foram dadas explicações demais sobre os assuntos abordados. Pouco importa a discordância de quem quer os esclarecimentos. Até acesso a contrato sobre obras mal-feitas em estradas foi negado. Inexplicável e inaceitável que se negue pedidos de simples informações. A Prefeitura de Fortaleza faz a mesmíssima coisa com a Câmara Municipal. Uma lástima. Os governos acham muito bonito falar de transparência para fazer propaganda. Mas ela é necessária, isso sim, para municiar quem pretende fiscalizar e, quando for o caso, criticar. Houve deputado afirmando que as informações poderiam ser obtidas por outros meios. Não interessa. Não existe justificativa para que se recuse a deputados eleitos o acesso a dados e contratos públicos.

FUNÇÃO NEGLIGENCIADA

Fiscalizar é papel primordial do Poder Legislativo. Salvo exceções raríssimas, essa tarefa tem sido solenemente negligenciada pelos parlamentares cearenses. Deixam de cumprir com suas atribuições mais básicas. A coisa chega a tal ponto que o Executivo já teve de mandar mensagem corrigindo leis que passaram pela Assembleia e foram aprovadas com incorreções. Ou seja: nem para retificar falhas técnicas nas propostas do Executivo, nem para servir como “escritório revisor” o Legislativo tem servido. Parece que aprova certas mensagens do Governo sem ao menos ler o que chega.

Nem sempre foi assim. No começo do governo Cid, os requerimentos eram facilmente aprovados. Até o dia em que foi aprovado pedido de informações sobre a lista de passageiros em viagem oficial à Europa. Fora do prazo e contrariado, o governo respondeu. Descobriu-se que tinha viajado quem não devia. Foi escândalo nacional. Desde então, passou a ser mais fácil aprovar emenda constitucional que pedir informação sobre o Executivo.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “Governo Cid Gomes prega transparência. Só de gogó

  1. A oposição não pode ter requerimentos aprovados pedindo informações, meu caro Rômulo? Democracia é isso. Goste ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + catorze =