Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, anuncia que apoia Serra

“Um dos fundadores do PT e vice de Marta Suplicy (PT) na prefeitura de São Paulo (2001-2004), o jurista Hélio Bicudo declarou voto no tucano José Serra no segundo turno das disputa à Presidência da República. Na primeira rodada de votação, Bicudo havia apoiado Marina Silva, do PV, em detrimento da presidenciável petista Dilma Rousseff. Tido como um militante histórico pelos direitos humanos no país, o jurista justificou seu voto alegando que o “continuísmo” do PT no poder “não é democrático”. “A alternância de poder é uma característica da democracia”, disse.

“Se nós deixarmos que a candidata Dilma vença, essas eleições, nós vamos ter aqui no Brasil um sistema mexicano”, disse, em referência ao PRI (Partido Revolucionário Institucional), que ficou no poder no México por 70 anos, até ser derrotado nas eleições de 2000.

Em setembro deste ano, Bicudo e outros juristas lançaram o “Manifesto em Defesa da Democracia”, durante um ato na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital paulista. “É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita”, afirma o documento, crítico à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

(Folha Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

13 comentários sobre “Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, anuncia que apoia Serra

  1. NÃO SEJA POR ISSO, O EX-GOVERNADOR DO PARÁ E FUNDADOR DO PSDB, ALMIR GABRIEL APOIA A CANDIDATURA DA DILMA E DA ANA JULIA CAREPA DO PT AO GOVERNO DAQUELE ESTADO, E DIZ MAIS: ” O SERRA É UM EGÓLATRA”…

  2. É lamentável que um ex-fundador do PT compare o Partido ao PRI e acuse o governo Lula de autoritário. Os avanços do governo não têm precedentes, as mazelas ficam por conta das alianças indigestas (porém necessárias) com partidos fisiológicos, como PMDB e PP.
    Não há lógica em determinar a alternância do poder como regra democrática. O Brasil deve ser governado por quem realmente se preocupa com os mais pobres e com a classe trabalhadora. Chega de neoliberalismo tucano. Já conhecemos o trabalho de Serra em São Paulo. Sou professor então não é preciso dizer mais nada…
    Elioenai

  3. Na luta contra o autoritarismo, na epóca do regime militar, inúmeros inteletuais uniram-se na busca de maior liberdade e democracia.Assim, caíram no mesmo saco pessoas de diferentes visões sociais. Esse tal Hélio Bicudo, aquele tal FHC, DILMA, SERRA, etc. Isso é uma coisa; agora , dentro de uma suposta era democrática, surgem os lobos e os cordeiros, os neoliberais, e socialista, enfim, os de esquerda e os de direita.O Conhecimento jurídico e social não significam necessariamente, o uso em favor de valores de justiça e igualdade. Principalmente , hoje, que se vive numa ditadura midíática e jurídica, onde a OAB e os orgãos de comunicação usam de todo o poder pós regime militar, para retardar todo um processo de inclusão social. A intelectualidade preconceituoso e uma classe média conservadora e hipócrita nos costumos, insistem e ditar, o que , intuitivamente , grande parte da população miserável percebe como melhora de suas condições de vida. O Brasil precisa sim , de continuidade à esquerda. O esse Hélio Bicudo diz, de 4 anos de collor, 8 anos de FHC,ITAMAR, etc. Falou ele de risco à democracia a sequencia de governos bisonhos e submissos a elite arcaica brasileira. Porque não deixar LULA, LULA, DILMA, DILMA, LULA, se seriam eleitos democraticamente, mesmo contra essa impresa reacionário e esse aparato judicial que precisaria de CNJs em cada comarca. Que América Latina, avance de qualquer forma, na forma que cada governo progressista possa ocupar o poder. Sempre mudando pra melhor, sem retrocesssos.

  4. Gostaria de manifestar aqui a incoerencia deste cidadão que o Brasil, todo sabe quem é e o que foi politicamente,e agora vem dizer o porquer de votar em Serra,é não se recordar do passado que ele ajudou a combater, é não se lembrar das piores situações que ele mesmo enfrentou, e agora vem dizer que o PT, não pode ganhar as eleições,ora, e o PSDB, em São Paulo que vai para o seu quarto mandato de governador initerrupto, ou seja tem momoria curta ou igonora esse fato,pois, o mesmo deveria se manifestar com seus amigos juristas e fazer um lançamento em defesa da democracia em São Paulo. Não seja contraditório com sua memoria

  5. Lamento que o Sr. Sávio Sobreira, faça uma comparação lamentável como esta. Comparar uma biografia como a do Hélio Bicudo a do Sr. Almir Gabriel, é no mínimo um atesto de ignorância e desconhecimento de história política. Cada cidadão brasileiro tem todo o direito de escolher suas opções políticas, mas não devemos fazer desta escolha, uma brincadeira eleitoral inconsequente.

  6. Conheço bem o Dr Hélio Bicudo. Sei da sua integridade, das suas decisões e afirmações coerentes, no entanto, tenho que discordar desta sua atitude. Até concordo que ele não vote no PT, mas votar no PSDB que ele tanto combateu. Acredito que ele surtou ou está com algum problema. Muito estranho.

  7. Também não vejo o Serra como o melhor candidato, vou votar nele por pura falta de opção, o que seria diferente se o candidato fosse FHC. Enfim, PT por vários motivos que não preciso redundar aqui, é o fim da picada. Abç a todos.

  8. O Brasil precisa abrir os olhos e entender que os candidatos nao são: Lula x FHC. E sim Dilma x Serra !! E francamente…Serra é muito mais preparado que Dilma.

  9. Voto no Serra, pois é preciso mostrar para esse bando de urubus que está no governo que nós não somos idiotas. Não deveríamos deixar mais de quatro anos no poder políticos que demostrem falta de caráter, falta de escrúpulos, mentirosos, enganadores, ladrões, etc., etc.. Só assim vamos mostrar o poder do povo. Precisamos nos unir , afinal essa não não é mais uma luta política, mas sim uma luta do bem contra o mal.

  10. Porque o Helio não fala do continuismo do PSDB em São Paulo? sou funcionário público e vejo a farra com o dinheiro publico que é feito tanto no Estado como na Prefeitura ( deixada por Serra para o Kassab)e outra coisa vamos deixar eles acabarem com o patrimonio público federal como estão fazendo em SP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 6 =