Hospital Universitário lidera transplantes de fígado na rede pública

“O último relatório do Registro Brasileiro de Transplantes, da Associação Brasileira de Transplantes (janeiro a dezembro de 2011), atesta:: dos 157 transplantes hepáticos realizados, ano passado, no Ceará, 124 aconteceram no Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará. Desde 1° de maio de 2002, já foram feitos 645. O número faz do HUWC o principal centro público de transplantes de fígado do Brasil e o segundo, se considerada a rede particular. Fica atrás apenas do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

O Hospital Universitário é ainda o primeiro do Norte e Nordeste no número de transplantes em geral. Em 2012. deve chegar ao milésimo transplante de rim, desde que iniciou o procedimento, em 1977. O RBT contabiliza para o HUWC 236 transplantes ano passado: 124 de fígado, 94 de rim, 17 de medula óssea e um de pâncreas. Este último começou a ser feito no ano passado. Para 2012, é projeto do Hospital iniciar os transplantes de córnea.

Para o professor Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC, é um orgulho para aquela unidade hospitalar ser a primeira em transplantes de fígado não só pela estatística, mas pela contribuição que o HUWC dá ao país. “Recebemos pacientes do Pará, Acre, Amazonas e mesmo do Rio de Janeiro e São Paulo”, diz.”

(Site da UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =