Hospital Universitário responde por 79% dos transplantes de fígado no Ceará

“O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizou 34 dos 43 transplantes de fígado realizados no Estado, de janeiro a março de 2013. Assim, o Ceará se consolida como o primeiro estado do Norte e Nordeste em número de transplantes hepáticos. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Atualmente, a lista de espera para quem precisa de um novo fígado é de 145 pessoas.

Segundo o RBT, o Ceará se destaca na primeira colocação do indicador “número de transplantes por milhão de população por estado”, com média de 20 transplantes realizados, superando o Distrito Federal (média de 17 procedimentos) e São Paulo (média de 15 procedimentos). De 2003 a 2013, o Brasil realizou 15.139 transplantes hepáticos.

“Esse grande avanço é importante para o HUWC, apesar das dificuldades encontradas nesse período de reformas essenciais para nossa modernização”, ressalta Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário. Segundo o médico, a equipe multidisciplinar do Serviço de Transplante Hepático, ao lado de outros grupos, como o Serviço de Imagem e de Gastroenterologia, têm alto índice de bons resultados.”

(Site da UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =