Ibope: Dilma abre 16 pontos de vantagem sobre Marina, Aécio fica estável

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (2), mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) abriu vantagem sobre a concorrente Marina Silva (PSB) e agora está com 16 pontos percentuais à frente.

Dilma oscilou positivamente um ponto e agora está com 40%, Marina caiu um ponto e está com 24%. O senador Aécio Neves (PSDB) manteve os 19% registrados na última pesquisa divulgada na última terça-feira, 30. O pastor Everaldo (PSC) e a candidata Luciana Genro (Psol) têm um ponto cada. 8% dos entrevistados responderam que vão votar nulo ou branco, já 7% ainda não sabem ou não responderam.

Em relação aos votos válidos, quando se exclui brancos e nulos, Dilma chega a 47% das intenções de voto, contra 28% da Marina e 22% do Aécio. Levando-se em conta a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ainda não é possível afirmar que a eleição poderia ser decidida no primeiro turno com a vitória da candidata petista. Uma vitória no primeiro turno é necessário que o candidato tenha 50% dos votos válidos mais um.

O levantamento simulou segundo turno entre as duas candidatas mais bem posicionadas. Dilma Rousseff venceria a disputa contra Marina Silva com 43% a 36%. A presidente também venceria o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, por 46% a 33%. O Ibope também simulou um segundo turno entre Marina e Aécio. A ex-senadora levaria vantagem por 38% a 33%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00942/2014.

(O POVO Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − doze =