Instituto Rio Branco abre seleção de candidatos para o Bolsa-Prêmio

O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram edital para a abertura do processo seletivo do Programa de Ação Afirmativa do IRBr, que oferta 36 bolsas-prêmio de vocação para a diplomacia para candidatos negros.

Para participar, o inscrito deve ter concluído ou estar habilitado a concluir curso de graduação de nível superior até o final de 2015. Além disso, os bolsistas selecionados devem obrigatoriamente se inscrever no concurso de admissão à carreira de diplomata que ocorrerá em 2016.

O valor total da bolsa-prêmio corresponde a R$ 25 mil, pago em parcela única, e deve ser utilizado pelos selecionados para custeio de material bibliográfico e pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas no concurso público para Diplomata do Órgão.

A primeira etapa do concurso será composta de prova objetiva, com itens de História do Brasil, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Noções de Política Internacional. A avaliação está prevista para ocorrer em 13 de setembro. Já a segunda etapa consistirá em análise de documentação e entrevista técnica. A fase ocorrerá somente em Brasília (DF).

SERVIÇO

* Os interessados poderão confirmar a participação no processo seletivo pelo sitewww.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_bolsa, entre 21 e 31 deste mês.

* A taxa é R$ 100,00.

* No momento da inscrição, o candidato deve optar por uma das cidades de realização das provas da primeira etapa: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =