IPECE disponibiliza em seu site o Anuário Estatístico do Ceará 2015

Flavio Ataliba Diretor Geral IPECE (1)

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) está disponibilizando, nesta quarta-feira, em sua página, o Anuário Estatístico do Ceará 2015 (http://www2.ipece.ce.gov.br/publicacoes/anuario/anuario2015/index.htm). O documento contempla variáveis, indicadores, tabelas e mapas que permitem a análise dos aspectos socioeconômicos e geográficos do Estado e de seus 184 municípios.

Segundo o diretor-geral do IPECE, Flávio Ataliba, o objetivo desse produto é possibilitar à sociedade e a pesquisadores e os órgãos de governo, acesso “a uma ampla base de dados sobre o estado do Ceará”. O documento, nessa edição 2015, está estruturada em seis seções.

A primeira seção, Território, apresenta uma descrição espacial do Estado do Ceará e encontra-se subdividida em cinco subseções: Posição e Extensão do Território, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Divisão Político-Administrativa e Regional, Características dos Municípios e os Mapas.

A segunda seção, Demografia, apresenta os mais importantes temas para análise populacional no Estado do Ceará, pois tratam das questões ligadas à evolução da População, Famílias, Migração, Fecundidade, Natalidade, Mortalidade e Nupcialidade, além de Indicadores Demográficos.

Na terceira seção são apresentados os indicadores de Qualidade de Vida, que procuram retratar a realidade social do Estado do Ceará a partir da análise de diversos indicadores, resumidos em oito subseções: Educação, Saúde, Trabalho e Rendimento, Previdência e Assistência Social, Eleições e Representações de classes, Justiça e Segurança Pública, Cultura e Índices de Desenvolvimento.

A quarta seção, Infraestrutura, destaca informações relacionadas aos Recursos Hídricos, tais como: a presença de Recursos Hídricos, Energia, Rodovias, Habitação e Saneamento no Estado do Ceará, sendo que esses indicadores estão representados espacialmente na seção Mapas.

Na quinta seção são abordadas informações sobre Aspectos Econômicos, tais como: Contas Regionais, Agropecuária e Extração Vegetal, Indústria, Comércio, Transportes, Comunicações, Turismo, Intermediários Financeiros, Administração Pública, Prestação de Serviços e Índices, Preços e Custos seguido dos mapas com representação espacial dos indicadores.

Por fim, na sexta seção, são apresentadas informações sobre as Finanças da União, do Estado do Ceará e de seus Municípios, com dados provenientes da Secretaria da Receita Federal (SRF), da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Em linhas gerais, destacam-se no Anuário Estatístico do Ceará 2015 algumas informações, como, por exemplo, os dados de Produto Interno Bruto (PIB-Municipal) para os 184 municípios cearenses, no período de 2010 a 2013, calculados com base na nova metodologia elaborada pelo IBGE. Além disso, o Anuário traz, ainda, os indicadores de Demografia que mostram que a maioria dos municípios do Estado vem apresentando um aumento considerável da densidade demográfica e um aumento da expectativa de vida da sua população (o Ceará aumentou em 10 anos a esperança de vida ao nascer nos últimos 20 anos).

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =