IPECE divulga estudo sobre perfil da raça da população cearense

A partir dos dados do Censo 2010 do IBGE, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) analisou a condição da população cearense em termos de educação, rendimento e situação censitária tendo por corte o gênero, cor e raça declarada. De acordo com o estudo, verificou-se, por exemplo, que no Ceará a população declarou-se predominantemente Parda, seguida da cor Branca, Preta, Amarela e Indígena.

Em termos do percentual de pessoas alfabetizadas, o Ceará ocupou o 3º melhor resultado dentre os estados do Nordeste, sendo que o grupo que se declarou da raça/cor Branca (87,35%) possui o maior percentual de alfabetizados.

Em relação ao rendimento, o grupo mais vulnerável de pessoas ainda são os de cor/raça Preta, pois as maiores rendas médias pertenciam às que se declararam Brancas e Pardas. Os dados do Ceará no estudo são comparados com dos outros Estados, assim com o Nordeste e Brasil.

O estudo será apresentado durante coletiva do diretor-geral do IPECE, Flávio Ataliba, a partir das 14h30min desta quinta-feira, em sua sede, no Edifício SEPLAG, 2º Andar, no Cambeba.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =