Jornalista Luís-Sérgio Santos conta em livro a saga do Jornal O Estado

Será lançado, às 19 horas do próximo 20, o livro “Intimorata — a saga do jornal O Estado, de José Martins Rodrigues a Venelouis Xavier Pereira”. De autoria do jornalista e professor Luís-Sérgio Santos (UFC), a publicação terá lançamento na Livraria Cultura.

Na ocasião, haverá uma mesa redonda com a participação de Luis-Sérgio Santos e dos professores Francisco Auto Filho (UECE) e Roberto Martins Rodrigues (UFC).

Sinopse

A história do jornal O Estado começa na segunda metade dos anos 1930 quando um grupo de jovens e influentes políticos, advogados e jornalistas funda um novo jornal em Fortaleza, extremamente informativo e opinativo, aliado à Liga Eleitoral Católica, abrigo do governador Francisco de Meneses Pimentel. O homem forte do governo, José Martins Rodrigues e seu irmão, Júlio Rodrigues deram forma à empreitada. Com o Estado Novo, em 1937 — um ano depois da fundação do jornal — Meneses Pimentel é nomeado interventor e o jornal O Estado reforça seu apoio aos governos local e federal. O livro é dividido em duas partes: a primeira vai de 1936 a 1965; a segunda parte vai de 1966 aos dias atuais sob o comando do grupo de jornalistas liderado pelo advogado Venelouis Xavier Pereira e sua ex-mulher e amiga, a jornalista e advogada Wanda Palhano. A narrativa é toda documentada a partir de rigorosa pesquisa em jornais, revistas e livros e de dezenas de entrevistas junto a fontes primárias. Mais que a história do jornal O Estado, o livro Intimorata – A Saga do jornal O Estado, de José Martins Rodrigues a Venelouis Xavier Pereira é a história de embates políticas, polêmicas e relações passionais. Por sua redação passaram quatro governadores do Ceará: Plácido Castelo, Raul Barbosa, Parsifal Barroso e Cid Gomes.

SERVIÇO 

*Livraria Cultura – Shopping Varanda Mall (Auditório Eva Herz) – Avenida Dom Luís, 1010 — Meireles – Piso 1.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Jornalista Luís-Sérgio Santos conta em livro a saga do Jornal O Estado

  1. Se estiver em Fortaleza, – pois tenho uma pequena viagem programada para a dita sexta-feira -, darei um “pulinho” até lá, para abraçar e matar as saudades do querido amigo, Auto Filho, a quem não vejo, desde os bons tempos de Secretaria de Cultura do Estado!
    Sucesso no evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =