Justiça bloqueia bens de secretário e ex-gestores do Estado

“O secretário estadual das Cidades, Camilo Santana (PT), e os ex-titulares da pasta, Joaquim Cartaxo (PT) e Jurandir Santiago, tiveram os bens bloqueados pela Justiça por causa do escândalo dos banheiros. A decisão, em caráter liminar, foi dos juízes das comarcas de Horizonte, Pindoretama e Chorozinho, a pedido do Ministério Público do Estado. O bloqueio atinge também outras autoridades que tiveram o nome envolvido no escândalo, incluindo o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, e vários de seus parentes e funcionários.

No total, o MP entrou com ações de improbidade contra pelo menos 36 agentes públicos e particulares acusados de estarem ligados, direta ou indiretamente, ao suposto esquema de desvio dinheiro público para a construção de kits sanitários destinados a famílias carentes. As ações tramitam em várias das mais de 50 cidades onde se verificaram convênios para a construção de banheiros. De acordo com a promotora de Justiça de Horizonte, Maurícia Furlani, o objetivo das ações é “devolver aos cofres públicos o dinheiro desviado”. O montante calculado, totalizando os valores de todos os convênios firmados entre a Secretaria das Cidades e associações comunitárias, é de R$ 1,97 milhão.

O bloqueio dos bens dos acusados é uma forma de garantir o ressarcimento, em caso de condenação futura. A depender do desdobramento das ações, os envolvidos podem sofrer outras punições, como perda de direitos políticos e multa. Procurado pelo O POVO, o secretário Camilo Santana argumentou que as irregularidades ocorreram antes de ele ter assumido a pasta. “A única coisa que fiz foi renovar o prazo dos convênios, com base em pareceres técnicos”. Ele disse que está “tranquilo” e que recorrerá da decisão.

O POVO também tentou contato com Teodorico e Jurandir Santiago, mas os dois não foram localizados. Cartaxo afirma que não se manifestará até a conclusão dos processos.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Justiça bloqueia bens de secretário e ex-gestores do Estado

  1. Eis o “Triste Fim” do “Candidato do Governador” para manter a aliança com o PT em Fortaleza!!!

    Camilo Santana foi o “NOME DO PT” ESCOLHIDO POR CID GOMES PARA SER O CANDIDATO DAS MÁQUINAS, PREFEITURA E GOVERNO, NESTA ELEIÇÃO!!!

    Contrariado por Luizianne Lins que impôs seu “Poste” a fina força, o “Príncipe” esboçou revolta e lançou também o seu “Fantoche”!!!

    Nessa brincadeira de se fazer Política, Graças a Deus escapamos de Camilo Santana!!! Mas estaremos nas mãos de Marionetes!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dez =