Laboratório de Estudos da Violência promove seminário internacional sobre conflitos sociais

Para comemorar seus 20 anos de atividades, o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, promoverá, de 2 a 5 de dezembro, o Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais. O encontro terá como tema “Territorialidades e negociações”. Na quarta edição, o evento traz, em sua programação, conferências e mesas-redondas que serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Departamento de Ciências Sociais da UFC (Av. da Universidade, 2995, Campus do Benfica). Na solenidade de abertura, a presença do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), José de Souza Martins. O pesquisador falará sobre “A violência reversa do linchamento”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h30min.

O seminário tem, ainda, como destaque em suas atividades a presença de pesquisadores de renome na área de violência e conflito, como: o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e líder do Coletivo de Estudos sobre violência e sociabilidade, Luiz Antônio Machado; o professor do Departamento de Sociologia e fundador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse, além dos pesquisadores de instituições de ensino estrangeiras Myriam Jimeno (UNAL-Bogotá/ Colômbia) e Daniel dos Santos (University of Otawa–Canadá).

A conferência de encerramento será no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 5, às 19 horas, com o Ph.D. em Criminologia e pesquisador da Universidade de Otawa, Álvaro Pires, e a livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, Vera Telles. A mediação será do coordenador do LEV, César Barreira.

SERVIÇO

* Mais informações e inscrições no site do evento, ou pelo e-mil secretariaseminario@lev.ufc.br.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Laboratório de Estudos da Violência promove seminário internacional sobre conflitos sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − dois =