LDO quer salário dos servidores federais expostos na internet

“O substitutivo do relator Wellington Roberto (PR-PB) ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010, aprovado ontem na Comissão Mista de Orçamento, torna obrigatória a divulgação na internet dos salários dos servidores públicos dos três poderes e do Ministério Público, incluindo estatais, agências reguladoras e conselhos federais.

Além disso, o projeto determina a divulgação da relação de servidores, com número de identificação funcional, cargo e função, lotação e local de exercício da atividade. A determinação é estendida aos funcionários terceirizados.

A divulgação dessas listas permitirá, a partir do cruzamento de dados, identificar a remuneração de qualquer servidor público. O projeto só abre exceção aos servidores cujo exercício profissional exige sigilo previsto em lei, como Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O esforço de transparência é um contraponto à crise de credibilidade que o Congresso enfrenta. Recentemente, o Senado pôs na internet a lista de servidores com suas funções atuais, mas sem os salários.O Executivo já divulga informações sobre cargos e salários, mas a intenção do relator foi ampliar as informações e o acesso aos dados. 

A LDO de 2010 – que estabelece os critérios para a elaboração do Orçamento da União – foi aprovada na Comissão Mista depois de um acordo entre os líderes, mas o projeto ainda precisa passar pelo plenário do Congresso e pode ser modificado ou mesmo enfrentar obstrução por parte da oposição. A votação está prevista para terça-feira, após a instalação da CPI da Petrobras, outra exigência da oposição.”

(O Globo)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “LDO quer salário dos servidores federais expostos na internet

  1. TAÍ UMA COISA QUE A PREFEITURA DEVIA FAZER!! SE OS SALARIOS DOS SERVIDORES, DA PREFEITA, SECRETARIOS E ASSESSORES FICASSE EXPOSTO NA INTERNET ERA A MANEIRA DE SABER QUEM TRABALHA, FAZ O QUE E GANHA QUANTO. VAMOS IMPLANTAR ESSE SISTEMA NA PREFEITURA? É QUANDO A POPULAÇÃO VAI FICAR SABENDO QUANTO GANHAM FUNCIONARIOS E CARGOS PASSANTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 16 =