Leitor cobra dos candidatos ao Governo políticas públicas para a juventude

Do leitor e eleitor Fernmando Quitnela, recebemos carta cobrando dos candidatos ao Governo do Ceará políticas voltadas para a juventude. Confira:

Caro Eliomar de Lima,

Sou um jovem de 24 anos, vindo de família humilde do Interior do estado do Ceará. Até que eu poderia dizer que sou, colocando um trecho de uma música cantada por Bechor, “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior “… Nesse sentido, peço permissão para falar um pouco sobre o quadro eleitoral brasileiro, ou melhor, especificamente o estadual.

Nesta semana, mais de 51 milhões de jovens em todo o Brasil se tornaram muito mais importante perante a Constituição Brasileira, pela aprovação da PEC DA JUVENTUDE. Nós jovens poderemos agora ter acesso a políticas publicas de juventude que jamais sonhamos em ter. E, nesse momento, todos nós jovens esperamos dos nossos candidatos ao Governo do Ceará que apresentem também suas propostas para esse publico especifico.

Esperei ver nesses planos de governo uma proposta digna para a juventude do meu Estado. Comecei a ler ou a procurar pela proposta do ex-governado Lucio Alcântara (PR), certo de que ele recriaria a nossa Secretaria de Juventude, extinta no atual governo. Porém, nada ou quase nada se falava de juventude. Fui ver o do atual governador do Estado, que acabou com a Secretaria de Juventude e criou uma acessória de juventude, com um assessor vindo de outro Estado, desconhecendo os anseios de nossa juventude. Encontrei alguma coisa onde se falava em infância e juventude e a única proposta para que pode ver para a juventude era a ampliação dos espaços públicos de lazer. Acho que nosso jovem precisa sim de espaços para pratica de esporte e lazer, mas precisa mais ainda é de políticas educacionais e profissionalizantes. Insistente que sou, fui ler o plano do candidato do PSDB, Marcos Cals, e em seu plano apresentado ao TRE não consta nada sobre políticas publicas de juventude. Na pagina da candidata Maria da Natividade (PCB) e do candidato Marcelo Silva (PV) nem proposta de Governo havia.

Para alegria nossa, a candidata do PSOL, Soraya Tupinambá, apresenta em seu plano de governo uma pagina exclusiva e voltada para o segmento juventude. Depois dessa análise, vem a pergunta a todos: Por que nossos políticos não priorizam a juventude? Por que somos deixados a margem de tudo e de todos? Por que não focalizar em PPJ (Políticas Publicas de Juventude) a luta para enfrentarmos o “crack”, que mata nossas crianças e juventude? Não estou aqui querendo fazer campanha para a candidata do PSOL. Espero que os candidatos possam se justificar.

Sem mais,

Fernando Quintela,

Leitor e cidadão brasileiro.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

5 comentários sobre “Leitor cobra dos candidatos ao Governo políticas públicas para a juventude

  1. Fernando Quintela,

    Meu pensamento é igual ao seu. Nesse atual Governo na “equipe” de Juventude sobra incompetência e falta humildade por parte dos seus membros. Os” Jovens” nomeados para cuidar da PPJ só pensam no final do mês deles e estão pouco se lixando com os jovens do estado do Ceará.

  2. Por acaso, quem é esse assessor de juventude vindo de outro Estado? Como é que ele foi parar lá na assessoria de juventude?

  3. Caro Fernando Quintela, é simples a resposta para o seu questionamento: a juventude do Ceará (e do Brasil), excluindo-se algumas RARAS exceções, como você (me parece), estão ALIENADAS. Tempos atrás, os jovens estavam mais preocupados com os rumos de seu país. Eles se organizavam em grupos, debatiam, discutiam, encaminhavam resoluções, protestavam, gritavam, reagiam, e, claro, também se divertiam. Hoje, APENAS correm atrás de bandas de forró despropositadas (pelo mesnos no Ceará é assim). A culpa é dos próprios jovens. Têm preguiça de pensarem, de se organizarem, de reagirem… E, observe, que tempos atrás também não tinha política pública voltada para os jovens.

  4. Arthur Saraiva se você conhece os assessores com certeza já observou que tem alguém do RIO GRANDE DO NORTE, não viu sita nomes ate, porque, não precisa? E não estou indo para o viés de que todos são incompetentes acho que é falte de compromisso é do senhor governador.

  5. Companheiros, em especial a Juventude Cearense,

    Queria informar que a pedido de nossos candidatos a Vice-governador Cláudio Valle e ao Senador Alexandre Pereira, ambos do PPS estamos formulando um Documento Político a ser entregue a coligação “Para fazer brilhar o Ceará!” nesta segunda-feira dia 12/07.

    A JPS Brasil secção Ceará já entregou a SERRA quando este veio ao Ceará e ao D. Nacional do PPS (Onde contamos com a presença da Companheira Raquel Dias da JPS CE )uma resolução política como forma de contribuir na elaboração de Políticas Publicas para Juventude Brasileira com a criação do Ministério da Juventude para gerir os assuntos e as demandas dos mesmos, políticas de Juventude feita por e para ela.

    Baseado neste documento, mas regionalizando algumas proposta para pontos específicos referentes a Juventude Cearense a JPS Ceará com o apoio irrestrito do PPS Ceará, estará com certeza defendendo a bandeira da Juventude onde quer que esteja.

    Acreditamos que a juventude tem papel fundamental na construção de uma nova forma de pensar e fazer política.

    Portanto o papel da Juventude nestas eleições deverá ser bem mais que segurar bandeiras e entoar palavras de ordem para o candidato de plantão, a juventude deverá condicionar seu apoio e sua luta a proposta reais e ao comprometimento dos candidatos com essa importante parcela da população.

    A extinção da secretaria de Juventude por CID e um retrocesso que não podemos acatar, e devemos independentemente das forças políticas que façamos parte, exigir sua reestruturação em um futuro Governo.

    Não poderia encerrar sem parabenizar a toda Juventude Brasileira pela aprovação da PEC da Juventude, dando-nos garantias constitucionais e transformando as políticas para Juventude em políticas de Estado e não mais de Governo. Estamos de parabéns!

    Por tudo exposto acima encerramos dizendo que acreditamos em nossa Juventude e que será ela que fará o Ceará novamente brilhar!

    LUCIO 22 – Governador

    ALEXANDRE PEREIRA 234 – Senador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =