Mantega pede plano “realista” à Petrobras

“O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ontem em Londres que o ministro Guido Mantega (Fazenda) pediu à Petrobras para preparar um plano de investimentos “mais realista, menos agressivo, sem excessos” e com foco “na eficiência”. Mantega preside o conselho de administração da Petrobras, do qual Coutinho é membro. Coutinho disse que o plano da estatal é “ambicioso” e difícil de ser implementado.

“Nós colocamos pressão para a gestão ser muito eficiente, porque se você não for eficiente em utilizar o Capex [investimento em capital], a taxa de retorno em muitos projetos vai cair.”

O governo teme, apurou a Folha, que a estatal acelere muito os investimentos e dinamize, com isso, a economia em tempos de recrudescimento da inflação e num cenário de demanda ainda aquecida. É que o peso dos investimentos da Petrobras é muito grande na economia –o plano de investir R$ 224 bilhões até 2014 representa 6% do PIB do país em 2010.

REFINARIA DO CEARÁ

Internamente, já há a disposição da Petrobras em postergar alguns projetos que estão em sua fase inicial como as refinarias do Nordeste (MA e CE). No primeiro trimestre, já houve redução de 11% nos investimentos. A diretoria trabalha para manter, ao menos, os investimentos no mesmo volume atual. Ou seja, não quer sinalizar ao mercado um corte.

O tamanho da redução e os projetos a serem adiados, porém, não foram definidos. Dependem de novas discussões, que tomarão por base o resultado das análises e os estudos em curso. O diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, reconheceu, em conferência com analistas, anteontem, a possibilidade de retração nos investimentos.

“Fomos demandados pelo conselho de administração para reexaminar e prosseguir com estudos de sensibilidade. Um desses estudos incorpora a redução do Capex, mas não é a única questão a ser examinada. Há diversas variáveis em estudo.” Outro motivo determinante para um possível corte de investimentos é a menor receita prevista pela empresa.”

(Folha.com)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Mantega pede plano “realista” à Petrobras

  1. A notícia de provável postergação da Refinaria do Pecém não causa surpresas, embora provoque sentimentos de tristeza e revolta.
    Não fosse a mistura de intransigência com incompetência há muito o Ceará teria cumprindo todas as suas obrigações, evitando este forte argumento da Petrobrás acerca do difícil (e verdadeiro) cenário econômico.
    Na iniciativa privada há muito é sabido da vital necessidade de agilidade e eficiência nas ações, pois a concorrência não perdoa a incompetência. A gestão pública deveria ter aprendido a lição.
    Cabe aos cearenses tomarem para si a responsabilidade, não transferindo para os gestores do Estado.
    As eleições são a tribuna do povo, e seu carrasco !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =