Marina Silva define situação econômica atual do País como “angu de caroço”

marinasilva

“A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem de “resolver o ‘angu de caroço’ em que colocou o Brasil”. Entrevistada pelo jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, ela se referia ao atual cenário econômico do país, com inflação no teto da meta e baixo crescimento, e ao represamento de preços pelo governo federal – reajustes nas tarifas de serviços que têm preços regulados pela União, como energia elétrica, combustíveis e transporte vêm sendo represados desde 2013, mas devem voltar com força no próximo ano, na avaliação de economistas.

Questionada sobre o que faria para sanar esse quadro, Marina afirmou que a primeira providência deve ser tomada pela sociedade brasileira: escolher um presidente que recupere a credibilidade e os investimentos no país, além de assegurar a autonomia do Banco Central e controlar os gastos públicos. Afirmou que o governo gasta de maneira ineficiente e reforçou a proposta de criar o Conselho de Responsabilidade Fiscal. “Boa parte do capital de que o país precisa é intangível: credibilidade, respeito a contratos. Os investidores precisam voltar a investir no Brasil. Para isso é preciso um governo que tenha legitimidade”, afirmou. E prosseguiu, alfinetando Dilma Rousseff: “Não vamos nos aventurar em política econômica. A presidente Dilma e aventurou e agora o país tem baixa credibilidade”.

Marina se comprometeu a não elevar os gastos públicos além do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Questionada acerca do risco da medida para o crescimento, afirmou que pretende cortar os gastos ineficientes. “Cortar gastos não significa não fazer investimentos. Hoje não sabemos o tamanho e a qualidade desse gasto, que é feito de forma maquiada. O céu é o limite para o governo atualmente”, afirmou a candidata. Sobre as divergências entre seus discursos e os de membros da campanha sobre a meta de inflação, Marina afirmou que seu compromisso é manter o centro da meta em 4,5%.”

(Veja Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =