Mensalão – STF começa a julgar membros de partidos do PT e aliados

“O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do mensalão, dando início a etapa do sexto capítulo da denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que trata de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos da base aliada do governo.

Também hoje, os ministros da Corte Suprema deverão discutir se promovem sessões extras às quartas-feiras para dar mais agilidade ao julgamento. A proposta foi apresentada na sessão da última quinta-feira pelo ministro-relator Joaquim Barbosa. Segundo ele, a etapa que começa nesta semana é a mais exaustiva. Hoje, o ministro-relator apresenta seu voto sobre lavagem de dinheiro envolvendo dirigentes de partidos políticos, integrantes do PT e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. No item sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro, os principais réus são o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes.

O capítulo que trata do crime de formação de quadrilha será apreciado apenas na última etapa do voto do ministro-relator. Barbosa disse que é mais fácil contextualizar se houve formação de quadrilha quando os demais crimes já tiverem sido apresentados. No último dia do julgamento antes do recesso de final de semana, realizado quinta-feira, foi concluída a análise do item sobre a prática dos crimes de lavagem de dinheiro. Por unanimidade, os ministros condenaram os réus Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Por maioria, também foram condenados por lavagem Vinícius Samarane e Rogério Tolentino.

Ayanna Tenório, por unanimidade, e Geiza Dias, por maioria, foram absolvidas. Ambas foram as únicas rés absolvidas pelo plenário nessa etapa. A última sessão durou mais de seis horas quando os ministros se manifestaram ininterruptamente das 14h30 às 20h40. A estratégia de prolongar a sessão é uma das alternativas da Corte Suprema para racionalizar o julgamento, além da busca por votos mais resumidos e pontualidade para começar as sessões.”

(Com Agências)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Mensalão – STF começa a julgar membros de partidos do PT e aliados

  1. Perfeito o resultado que teremos com o julgamento do chamado mensalão do PT e mais com a devida punição de todos envolvidos e condenados .
    E melhor ainda agora gerou jurisprudência e todos os processos arquivados dos mesmos de sempre que estão escondidos nas gavetas dos engavetadores oficiais terão o mesmo fim deste julgamento pelo Supremo.
    No final quem pensou que pegaria somente os PTistas , estão agora bastantes preocupados e pagarão na mesma conta . Isto chama-se Tiro no Pé.
    Quem ganha com isto tudo é a democracia, o cidadão e o Brasil livrando-se deste cancer, a corrupção em vigor desde as caravelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 6 =