Militar reformado vai a julgamento por tentativa de homicídio

“A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta terça-feira, às 14 horas, o militar reformado José Pio Souto, conhecido como “Pastor Pio”, acusado da tentativa de assassinato contra R.S.V., no dia 18 de junho de 2001. No dia do crime, conforme os autos, a vítima foi de carro a um comércio perto de sua casa, no bairro Messejana, em Fortaleza. Ao se aproximar do local, R.S.V. teria feito uma manobra conhecida como “cavalo de pau”, o que teria incomodado o réu, que morava nas proximidades.

Segundo o Ministério Público, “Pastor Pio” esperou a vítima descer do veículo e iniciou uma discussão. R.S.V. percebeu que o acusado estava armado e tentou sair do local, mas foi atingido com um tiro no abdômen.

Mesmo ferido, ele lutou com o agressor que, depois de desferir outros disparos, fugiu. A vítima foi socorrida e levada para um hospital. Em depoimento, o réu confessou ter atirado, mas alegou legítima defesa. Disse que havia tomado a arma de R.S.V. durante a briga e que ficou irritado com a manobra feita pela vítima porque seu filho pequeno, que estava doente, havia se assustado e machucado o olho no berço em que dormia. Por isso, resolveu tomar satisfação.

Ele foi pronunciado para ir a júri popular no dia 18 de abril de 2006, mas recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que negou provimento, mantendo a sentença de pronúncia.

O julgamento será presidido pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro. A defesa ficará sob a responsabilidade do advogado Luciano Bezerra da Costa, enquanto a acusação será feita pelo promotor de Justiça Francisco Marques Lima.”

 (Site do TJ-CE)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 11 =