Ministério Público Estadual vai comemorar a Semana do Mediador Comunitário

O Programa dos Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária do Ministério Público Estadual, coordenado pelo promotor de Justiça, Francisco Edson de Sousa Landim, homenageará dia  19 próximo, às 9 horas, os mediadores comunitários pelo trabalho desempenhado nos nove núcleos de mediação comunitária no decorrer de 15 anos no Estado.

O ato ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e faz parte da Semana do Mediador Comunitário. Durante o ato, o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, fará o pronunciamento de abertura dos trabalhos, enquanto o advogado, mediador e árbitro Adolfo Braga Neto falará sobre “A Mediação e seus diversos contextos de utilização”.

Mediador

O mediador comunitário é um terceiro imparcial da comunidade que participa do processo de mediação, de forma voluntária, dirimindo o conflito existente entre as partes, por meio de técnicas de mediação. O mediador não decide, uma vez que a decisão sempre provém dos mediados envolvidos. O mediador comunitário deverá realizar uma escuta ativa com o objetivo de viabilizar a administração do conflito, tendo como referência o Código de Ética dos Mediadores do Ministério Público do Estado do Ceará.

DETALHE – A primeira Casa de Mediação Comunitária do Brasil foi inaugurada em 24 de setembro de 1999, na Federação do Movimento Comunitário do Pirambu.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + oito =