Ministério Público vai ao shopping tirar dúvidas sobre processo de adoção

Promotores de Justiça e servidores integrantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), do Ministério Público do Estado do Ceará, estarão presentes, a partir desta sexta-feira e até domingo, em um estande no Shopping Iguatemi, esclarecendo a população sobre processo de adoção e outras formas de ajudar crianças e adolescentes que estão sob a tutela do Estado. Na sexta (19) e sábado (20), a mobilização acontecerá das 10 às 22 horas, já no domingo (21), será das 14 às 20 horas, informa a assessoria de imprensa do MPCE.

A ação, que acontece em parceria com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, tem o objetivo de divulgar a adoção legal, bem como os serviços auxiliares em relação ao processo adotivo como, por exemplo, o apadrinhamento. Os membros do MPCE Dairton Costa, Hugo Mendonça, Luciano Tonet e Sofia Melo conversarão com os cidadãos sobre os projetos e ações do Ministério Público cearense em defesa das crianças e adolescentes.

O apadrinhamento, promove a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes acolhidos e que não tem perspectiva de serem adotados, por estarem fora dos perfis de candidatos a adoção. O relacionamento pode acontecer através de visitas aos abrigos, passeios ou estadia por até uma semana em um lar. É o Ministério Público que fiscaliza os processos de habilitação para apadrinhamento e adoção.

Uma das ações que o MPCE deseja implementar é o acolhimento familiar, que ainda não existe no Ceará. Ele acontece quando uma criança é abandonada pela família ou se encontra em uma situação de risco ou vulnerabilidade social precisa de um lugar de amparo. Normalmente, ela é direcionada para um abrigo, mas o desejo é que haja a possibilidade dela ser acolhida em um lar temporário.

A abertura da Semana da Adoção acontecerá na sexta-feira (19/05), às 9h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. Todas as ações fazem parte das comemorações ao Dia Nacional da Adoção, festejado em 25 de maio. O MPCE promoverá, entre os dias 22 a 26 de maio, uma série de audiências públicas na região do Cariri para sensibilizar e esclarecer a população do interior do Estado sobre a adoção legal.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 1 =