Monsenhor Tabosa possui dois tipos de piso tátil

foto mtabosa piso tátil

Muitos dos que andam pelas novas calçadas da avenida Monsenhor Tabosa não perceberam os pisos táteis para pessoas com deficiência visual. Os que notaram as faixas, raros os que viram que há dois tipos de pisos táteis: o formado por barras e o formado por bolinhas.

Segundo a arquiteta Mariana Gomes, os pisos táteis da avenida Monsenhor Tabosa foram colocados com base na arquitetura moderna, além do estudo do comportamento dos cegos. De acordo com a arquiteta, algumas pessoas estranharam que o piso tátil leva a obstáculos ou mesmo para paredes.

“O piso tátil que acaba em obstáculos é o piso formado por bolinhas, que indica alerta ao deficiente visual. Esse tipo de piso não é direcional, que é formado por barras”, explicou a arquiteta.

De acordo ainda com Mariana Gomes, em lugares na Europa alguns pisos direcionais acabam em paredes. “É que um estudo revelou que a maioria dos cegos prefere a parede como referencial. Projetos mais ousados, quase não utilizam pisos táteis. É uma forma de fazer com que o deficiente visual não relaxe em seus outros sentidos”, comentou.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + um =