Morre o ex-governador e ex-senador Beni Veras. Velório será no Palácio da Abolição

beni

Morreu, nesta sexta-feira, o ex-governador e ex-senador Beni Veras (80). Ela estava internado, há mais de uma semana, na UTI do Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza. Beni morreu vítima de complicações do Mal de Parkinson. A informação foi divulgada há pouco por Cleiton Veras, um dos filhos de Beni, para os deputados estaduais.

Beni Veras era filiado ao PSDB, mas, por causa da doença, afastou-se da vida política e também empresarial. O ex-governador era filho de Crateús e ficou notalizado por comandar nos anos de 1980 o Movimento Mudancista que, ao eleger o empresário Tasso Jereissati, encerrou o chamado “Ciclo dos Coronéis” da política cearense.

Beni foi casado com dona Vanda de Sousa Alcântara. Foi também vice-governador de Tasso Jereissati e assumiu o governo quando o titular desvinculou-se do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. Beni iniciou os estudos na sua cidade natal, depois cursou o ginasial e científico no Colégio Liceu do Ceará. Graduado em Administração, com especialização em Marketing , pela Escola de Administração do Ceará, 1964/67.

Também foi diplomado pela Universidade de Harvard-EUA, em Problemas de Desenvolvimento Econômico, 1966 e, na década de 1950, participou como revisor e colaborador do jornal “O Democrata”, período do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Velório

A família de Beni Veras informou que o velório ocorrerá a partir das 16 horas, no Palácio da Abolição. O enterro será neste sábado, às 9 horas, no Cemitério Jardim Metropolitana (Eusébio).

Trajetória política

•Presidente do Centro Industrial do Ceará (1967- 1977);
•Presidente do Comitê Suprapartidário Pró-Tancredo Neves (1984- 1985);
•Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (1987- 1988);
•Assessor especial do governador do Estado do Ceará (1987- 1990);
•Senador, eleito para o período 1991/1999;
•Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República no período de 3.3.1994 a 1º.1.1995 no Governo Itamar Franco
•Vice-governador do Estado do Ceará (1999- 2003).
Com a renúncia do Governador Tasso Jereissati, assume o Governo do Estado do Ceará para o período de 5 de abril de 2002 a 1 de janeiro de 2003.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 17 =