Movimentos sociais apresentam reivindicações na reunião do Brics

Em Fortaleza, o MTST ocupa, desde o dia 5 deste mês, um terreno no bairro Paupina. Cerca de duas mil famílias participam da ocupação, segundo o movimento, que reivindica a construção de duas mil unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

A capital cearense, que recebe a 6ª Conferência de Cúpula do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, também recebe seminário sobre o desenvolvimento do país, articulado por movimentos sociais. A programação inclui debates sobre respeito aos direitos humanos nos países envolvidos, desigualdades socioambientais e direitos das mulheres, dentre outros.

No encontro, o Comitê Popular da Copa, em conjunto com outras entidades, como a Rede Jubileu Sul Brasil, também lançará cartilha sobre os impactos da Copa. “Os temas estão relacionados. Vamos discutir o legado, os países que exploram, os gastos, etc”, diz o integrante da Rede Jubileu Sul Brasil, Francisco Vladimir Lima da Silva.

No encerramento do encontro do Brics, em Brasília, haverá ato público para pedir asilo para o ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden, que denunciou ações de espionagem cibernética norte-americana. Ativistas entregarão uma carta ao governo brasileiro, nesta quarta-feira (16), no Ministro da Justiça, em apoio a Snowden.

“Estarão aqui [autoridades] para debater esse modelo de desenvolvimento que a gente condena. Vão discutir a criação de um banco para financiar justamente os megaprojetos e megaeventos”, diz o integrante do Comitê Popular da Copa no Distrito Federal, Thiago Ávila, para quem este é o momento de pautar o desenvolvimento “para poucos”.

(Agência Brasil)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =