Nordeste pode garantir vitória de Dilma logo no primeiro turno

“A análise da divisão regional do voto nas eleições presidenciais aponta que a possibilidade de Dilma Rousseff (PT) se eleger no primeiro turno se sustenta por conta da vantagem que a candidata do presidente Lula desfruta no Nordeste. No Sudeste e Sul, a soma das intenções de voto de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) são iguais ou superiores a de Dilma. E no Centro-Oeste, a candidata do presidente Lula tem uma vantagem de 2%, índice dentro da margem de erro admitida pelos institutos.

No Sudeste, comparando as médias das últimas duas pesquisas realizadas pelo Datafolha e Ibope, Dilma caiu de 47% para 44,5%, Serra subiu de 26,5% para 30% e Marina cresceu 5,5 pontos percentuais (9% para 14,5%). Hoje, a soma dos índices de Serra e Marina é igual a 44,5%, mesmo índice de Dilma.

Na Sul, Dilma oscilou positivamente um ponto percentual (42% para 43,5%) e Serra de 34,5% para 35%. Marina também oscilou positivamente (9,5% para 11,5%). Hoje, a soma dos percentuais de Serra é Marina é igual a 46,5% (Dilma tem 44,5%).

O Nordeste é a região onde os percentuais de Dilma Rousseff indicam vitória no primeiro turno. Levando-se em conta as médias das pesquisas Datafolha e Ibope, Dilma oscilou negativamente de 65,5% para 63,5%. Serra cresceu três pontos (17% para 20%) e Marina passou de 7% para 8,5%. Hoje, a soma dos percentuais de Serra e Marina totaliza 28,5% contra 63,5% de Dilma.

o Norte/Centro-Oeste, a candidata do presidente Lula oscilou negativamente de 47,5% para 47% e Serra de 29% para 30,5%. Já Marina passou de 13% para 14,5%. Hoje, a soma de Serra e Marina é igual a 45% contra 47% de Dilma.”

 (Blog do Noblat)

0
Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezoito =