O Boticário – Porque aqui a informação é sem preconceito

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1_04RSlhQAA[/youtube]

Da Coluna Cena G, do jornalista Emerson Maranhão, no O POVO desta sexta-feira:

Na última quarta-feira, dia 3, a Motorola anunciou que irá oferecer pontos gratuitos de acesso à internet por Wi Fi durante a 19ª edição da Parada Gay de São Paulo, a maior do Brasil. Serão seis pontos ao todo, localizados ao longo da Avenida Paulista, em paradas de ônibus. Eles estarão devidamente sinalizados com um banner avisando da conexão grátis e o símbolo do wi fi nas cores da bandeira do orgulho gay.

A gigante da tecnologia também mudou seu logo temporariamente para uma versão proudtobe e comunicou que terá 24 anúncios digitais nas principais avenidas de São Paulo, com a hashtag #EscolhaoAmor e a mensagem “Escolha viver em cores”. Segundo a Motorola, a campanha tem o objetivo de “apoiar o evento e engajar os consumidores a celebrar a diversidade das escolhas”.

A adesão da multinacional à defesa da diversidade sexual e das liberdades individuais aconteceu em pleno olho do furacão. Esta semana, homofóbicos comandados pelos fundamentalistas de sempre puxaram uma campanha de boicote à O Boticário, por causa do filme publicitário Casais, em que pares hétero e homossexuais comemoram o Dia dos Namorados, trocando presentes e carinhos, ao som de uma versão instrumental da canção Toda forma de amor, de Lulu Santos (ou seja, nada demais, nem diferente da realidade de casais apaixonados).

Ante a investida dos conservadores totalitaristas, que correram à web para ‘denunciar’ o vídeo em sites de reclamação de consumidores e convocaram, além do boicote aos produtos da marca, uma corrente de “unlikes” ao vídeo no YouTube (com certeza imaginando repetir a supostamente bem-sucedida estratégia usada com a novela Babilônia), a perfumaria foi fina, elegante, sincera – e não se intimidou com as ameaças.

“O Boticário esclarece que acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha Casais é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”, declarou a empresa em nota oficial. Bufo!!!

A reação do Boticário, que não retrocedeu nem se entregou à chantagem barata dos fundamentalistas, animou um contra-ataque à altura. O resultado está saindo melhor que a encomenda. Pelo menos para aqueles que respeitam a laicidade do estado, a democracia e as diferenças.

Até a manhã de ontem, o vídeo já tinha sido visto no YouTube mais de dois milhões e meio de vezes (2.548.955 visualizações, para ser exato), um número robusto, para dizer o mínimo. Além disso, a quantidade de “likes” que Casais obteve já era quase o dobro do total de “unlikes” (326.162 contra 179.207). De acordo com levantamento realizado pelo jornalista Lauro Jardim, o placar no Twitter estava dez vezes mais favorável ao Boticário: 60.542 menções à perfumaria, contra 5.905 ao líder fundamentalista que puxou o boicote.

Sem falar na infinidade de memes divertidíssimos que ganharam as redes sociais, expondo o quão ridículas são estas tentativas de retornar a práticas inquisitórias, absolutamente anacrônicas e incabíveis em 2015. Cena G celebra o feito de ter estas duas grandes empresas assumidamente a favor da diversidade sexual no Brasil, engrossa o coro dos defensores da tolerância e adere publicamente à campanha “Se é para boicotar alguma coisa, que seja a ignorância”.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =