OAB do Ceará tem mais um candidato a presidente

Nada de só Valdetário Monteiro, que tenta reeleição, ou Erinaldo Dantas disputando a presidência da OAB do Ceará. Pois há um terceiro nome na disputa e que já registrou chapa. Trata-se de Francisco José Colares Filho, que inscreveu com o nome “OAB COM VOCÊ É PROGRESSO – NOSSO COMPROMISSO É COM TODOS OS ADVOGADOS!” Confira a formação:

Presidente – Francisco José Colares Filho

Vice-presidente – Sandra Maria Marta Rocha

Secretário-Geral – Silvio Vieira da Silva

Secretaria Adjunta – Maria de Lourdes Agostinho Bernardo de Oliveira 

Tesoureira – Alencarina Maria Pereira de Alencar

Para o Conselho Federal traz os seguintes nomes:

– Roberto Faustino Maia

– Francisca Sanny Cavalcante Gomes

– Manuel Vasconcelos Lima

Confira o manifesto do candidato para a categoria:

Nosso compromisso é com todos os advogados (as) e suas famílias, com todas faixas etárias e especialidades. Para tanto cumpriremos todas as nossas propostas de campanha.

Daremos continuidade aos projetos de nossa entidade, porém com as devidas lapidações. Somos contra a reeleição. Resolvemos lançar nossa candidatura mais uma vez, temos caminhado em direção de lutar pelo direito do advogado, mesmo assim temos sido discriminados e preteridos, lembro que na última eleição a imprensa não ter feito menção a nossa candidatura, o que esperamos que desta feita tal fato não torne a acontecer, pois, nossa intenção é de se reconstruir uma entidade, e nesta reconstrução o patamar é direito dos advogados. Entãso faça valer o seu direito com “OAB COM VOCÊ”.

Queremos prestar assistência direta aos advogados no seu desempenho profissional, duramente desrespeitados pelos mais diversos meios e modos, por um guarda (segurança) até Presidente dos Tribunais. Chegou a hora… Chegou a nossa vez de buscar, a qualquer custo, o respeito e a dignidade ao advogado e à própria sociedade. É unânime a opinião de colegas advogados que militam diariamente nos fóruns no sentido de que estão sentindo-se órfãos, a atuação da OABCE não tem correspondidos as expectativas no que diz respeito ao inter processual em virtude da morosidade da justiça.

Para que nossos direitos, advogados, dos cidadãos sejam respeitados, necessitamos que nossa entidade seja forte, transparente, destemida e independente, pois a OAB não pode e nem deve estar atrelada aos interesses e aos poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário. A arrecadação da OAB é significante, acreditamos que seja na ordem de R$ 8.000.000,00 (Oito Milhões de Reais), porém não sabemos como tais recursos são efetivamente aplicados, pela falta de prestação de contas. Faz-se necessário que a OAB seja transparente no que diz respeito à arrecadação e aplicação dos recursos. Somente com a transparência de nossa entidade poderemos cobrar transparência das demais entidades públicas.

Temos que reconstruir nossa entidade, tornando-a obediente, dentre outros, ao princípio da eficiência e fazendo com que suas ações sejam voltadas à defesa das prerrogativas dos advogados. Temos a obrigação enquanto representantes legitimados da OABCE de garantir ao advogado as condições mínimas para que possa desenvolver a defesa técnica administrativa e judicial do jurisdicionado e garantir meios de sobrevivência (recebimento de honorários) para os operadores do direito.
Vale ressaltar, candidaturas dos demais colegas, advogados, são perfeitamente válidas e legítimas, mas não se trata na eleição da Ordem, paga de favores, apreciar-se a simpatia, predicados de candidatos ou qualquer outra coisa do gênero. Estamos diante de uma eleição da maior instituição classista do Brasil, e este profissional precisa refletir, o que querem e para onde vão.

Somos, na realidade, o único candidato de oposição e podemos dizer que conhecemos profundamente os problemas que afligem os advogados, pois, diariamente estamos no Fórum Clóvis Beviláqua, Representamos um sentimento de renovação, acredito no que posso fazer mas o colega tem que acreditar também e a solução é “OAB COM VOCÊ”.
Nossa candidatura não é pessoal, nós já representamos este sentimento de luta e coragem em nome de toda a classe, quando, por exemplo, representamos o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará junto ao CNJ; quando representamos o Estado do Ceará junto à Assembléia Legislativa. Quando as Varas passaram a atender os advogados através de bilheterias, fomos o primeiro a pedir explicações ao Diretor do Fórum.

Quando o Tribunal de Justiça publicou Portaria dando conta da obrigatoriedade do peticionamento eletrônico, fomos o primeiro a se insurgir junto ao órgão demostrando que muitos advogados ainda não possuíam o certificado digital e para a obtenção do mesmo junto a OAB necessitava estar em dia com suas contribuições, comprovando que por ocasião da implantação dos sistemas PROJUD (TJCE), CRETA (JF) e JUSTIÇA DO TRABALHO os advogados não arcaram com nenhum ônus.

Solicitávamos ainda, a obrigatoriedade do referido peticionamento eletrônico quando estivesse concluído o sistema de virtualização. E que os advogados pudessem ingressar com petições físicas até a viabilização de todos os mecanismos necessários. Ao mesmo tempo enviamos através do email da Presidência da OABCE que a entidade não vinculasse a expedição de certificado digital ao pagamento de débitos porventura existente (22/08/2012).

Nossos colegas de chapa, genuinamente militantes, que vivem exclusivamente da advocacia, acreditam também que chegou à hora de uma renovação na Administração de nossa OAB. Não temos grandes patrocinadores, os colegas advogado, com recursos próprios, para termos uma instituição voltada à defesa das prerrogativas dos advogados e acima de tudo de cobrar medidas para dar melhor condições aos advogados, aguerridos, que ao longo de suas histórias, hastearam bandeira de luta. Aproveito esta oportunidade para expor e debater as propostas, com certeza, tornar-se-á o objetivo do futuro e renovado Conselho diretor da OAB/CE., somente será possível com “OAB COM VOCÊ”.

Quero conclamar todos os colegas advogados para se engajarem a nossa trajetória, rumo a vitória da “OAB COM VOCÊ” , conseqüentemente, em um futuro bem próximo, possam usufruir efetivamente de suas prerrogativas e ter resgatados sua dignidade e respeito. Adotar medidas para que todos os profissionais da advocacia tenham melhores condições de exercerem seu nobre mister e, portanto, de receber mais rapidamente o resultado de seu trabalho e seus honorários que é seu meio de sobrevivência. Nós precisamos de uma OAB que seja forte (união dos advogados), destemida, transparente e independente. A OAB/CE não pode ser de poucos, tem que ser de todos! Por isso, sua participação é de fundamental importância, “OAB COM VOCÊ”” para concretizar a renovação pretendida por todos os advogados.

Adianto, cobrar: o cumprimento dos prazos processuais por parte dos juízes e dos promotores (quebrando o paradigma de que somente os advogados devem cumprir prazos); o cumprimento rigoroso dos horários das audiências; uma maior dedicação a seus misteres dos agentes públicos do Poder Judiciário; um melhor atendimento por parte de todos os servidores aos advogados, o que engloba dos atendentes de balcão aos magistrados/desembargadores. Salário justo ao Advogado Empregado ou Comissionado. Dois Defensores Públicos para cada Vara, na capital e no interior, cumprindo com a ampla defesa e contraditório as partes da assistência judiciária com igualdade. Pagamento por parte da Justiça Federal e Estadual de honorários de acordo com a tabela da OAB ao advogado dativo. Empenhar todos os esforços para expurgar definitivamente laçadores da Justiça do Trabalho.
Essas medidas são absolutamente necessárias para que seja cumprido o disposto no art. 6º do Estatuto do Advogado, que prescreve não haver hierarquia entre Magistrados, membros do Ministério Público e Advogados. Fazer valer nosso direito.

Para que este sonho torne-se realidade, você, colega advogado (a) é de fundamental importância para a chapa OAB COM VOCÊ: FORTE, DESTEMIDA E INDEPENDENTE – SEJA JUNTAMENTE COM VOCÊ VITORIOSA. Não esqueçam no dia 19 de novembro é comemorado o dia da bandeira e o lema é ORDEM E PROGRESSO, nesse dia VOTE OAB COM VOCÊ É PROGRESSO.

* FRANCISCO JOSÉ COLARES FILHO 
colaresadvocacia@hotmail.com

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “OAB do Ceará tem mais um candidato a presidente

  1. Colares,
    Você é um homem de bem.
    Compreendo sua candidatura como a consolidação do movimento democrático que assola nossa OAB-CE.
    Voto no Valdetário, inclusive faço parte da “chapa Mais OAB PRA VOCÊ”, como Suplente do Conselho Federal.
    Mas reforço, sua candidatura é válida, pois vivemos numa democracia.
    Cordialmente, Kennedy Reial Linhares – OAB-CE 9335

  2. Esta é a mensagem da OAB COM VOCÊ – 30, veiculada pela Dra. Mariayda Faria.

    BOM DIA,COLEGAS!

    NãO ESQUEçA: UMA OAB IGUAL A VOCê é 30, “OAB COM VOCÊ” .

    NO DIA 19 DE NOVEMBRO VOTE 30.

    POR FAVOR, VISITE O FACEBOOK DA CHAPA: OAB COM VOCê E COMPARTILHE.

    SEU VOTO E DE SEUS AMIGOS ADVOGADOS é MUITO IMPORTANTE PARA NóS,
    COMPARTILHE NO FACEBOOK E ENVIE E-MAIL PARA TODOS OS SEUS CONTATOS.
    HÁ (3) TRÊS CAHPAS A CONCORRER, DUAS DELAS QUE CONCORREM PARA ELEIÇÃO/2012, SÃO COMPOSTAS DE
    ADVOGADOS QUE FIZERAM PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DA OABCE, uma é o
    velho que quer voltar, a outra é a atual,OBJETO DE MUITAS CRÍTICAS E SÃO RESPONSÁVEIS
    DIRETAMENTE PELA HISTÓRIA QUE ESTÁ POSTA, PORTANTO, NÃO SE RENOVA
    COM O QUE É VELHO, E NÃO DÁ PARA ACREDITAR EM PROMESSA DE QUE VAI FAZER SE JÁ
    TEVE A OPORTUNIDADE E NÃO FEZ. O 30 “OAB COM VOCÊ É PROGRESSO” É QUE
    VAI RECONSTRUIR , COM SEU VOTO, A OAB DOS ADVOGADOS PARA OS
    ADVOGADOS.

    OBRIGADA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =