Obama cita Lula como exemplo na América Latina

obamma

Ele é o cara!

“O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira, durante entrevista coletiva na Casa Branca, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um exemplo para outros países da América Latina.

Questionado sobre a relação dos Estados Unidos com a região, Obama citou Lula e a presidente do Chile, Michelle Bachelet, como líderes da América Latina que mantêm um bom relacionamento com o governo americano.

“Eu penso que o Chile lidera pelo exemplo”, disse o presidente americano, que se encontraria com Bachelet em Washington nesta terça-feira. “Estou usando o Chile como um exemplo, mas o mesmo é verdade para o Brasil.”

“O presidente Lula tem uma orientação política muito diferente da maioria dos americanos”, acrescentou Obama. “Ele surgiu do movimento sindical e era visto como um forte esquerdista.”

“Acontece que ele se mostrou uma pessoa muito prática, que, apesar de manter relações por todo o espectro político da América Latina, realizou todos os tipos de reformas de mercado inteligentes que fizeram o Brasil prosperar”, afirmou o presidente americano.

Ao elogiar Lula e Bachelet, Obama disse que os dois presidentes apontam o caminho que países “onde a tradição democrática não é tão enraizada” deveriam seguir.

“Nós podemos tornar uma causa comum mostrar para esses países que democracia, respeito pelos direitos de propriedade, respeito por economias de mercado e respeito às leis podem levar a uma maior prosperidade”, completou o presidente americano.”

 

(BBC Brasil)
Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

4 comentários sobre “Obama cita Lula como exemplo na América Latina

  1. É o cara, desde 2003! É só ver os indices de inflação, desemprego, dolar, risco pais, taxa selic, divida externa, salario mínimo, etc… Enfim, TODO Brasil está muito melhor, graças a Deus e ao atual governo.

  2. O Obama prepara o retorno da questão ALCA. Esperto, faz média com o Lula para conseguir o apoio do Brasil, o que seria estratégico para influenciar aos demais da região.

  3. É não Thiago, é que o Lula é presidente da República do Brasil e melhor das Américas,reconheça isso, que você ta engrandecendo nosso Brasil, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =