Obama ganha Nobel da Paz

obamam

“O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial. Primeiro presidente americano de origem africana, Obama também trabalhou para reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano.
Primeiro presidente americano de origem africana, Obama foi escolhido por seus esforços na redução dos estoques de armas nucleares e por reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio

O comitê também citou os “esforços extraordinários” de Obama para “fortalecer a diplomacia e a cooperação entre os povos”. O prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhões) será entregue em Oslo, a capital da Noruega, em 10 de dezembro.

O anúncio causou surpresa. Além de Obama, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, era um dos candidatos, mas ambos não eram tidos como favoritos. As indicações são feitas por milhares de pessoas de todo o mundo, tais como parlamentares, ministros, ganhadores de anos anteriores, professores universitários e membros de organizações internacionais. Os nomes são mantidos em segredo pelo comitê, mas alguns acabam vazando.

Para a edição deste ano, foram 205 indicados, entre pessoas e organizações. “Trata-se de um número recorde, depois de 2005, quando foram apresentadas 199 candidaturas”, informou o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad.

O comitê, que esperou até o último momento, fez sua escolha em uma última reunião celebrada na segunda-feira (5). Dada a quantidade de indicados e sem um grande favorito, o Comitê Nobel precisou se reunir neste ano mais vezes do que o habitual para poder designar o premiado. “Tivemos mais reuniões que de costume, pois desta vez havia um grande número de candidatos, porque dois de nossos membros são novos e porque tentamos utilizar o tempo que temos para fazer a melhor escolha”, explicou Lundestad.”

 (Portal Uol)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Obama ganha Nobel da Paz

  1. De prático,a meu ver, Obama,até agora não mostrou nada efetivo,nos esforços de paz.Apenas discursos. Na verdade, a premiação poderá fazê-lo a se comprometer,mais ainda,nos planos de paz entre judeus e palestinos,o fim da guerra de Afeganistão, a retirada dos militares do Iraque, esfriar o ímpeto bélico do Irã,além de apaziguar os ímpetos golpistas que pairam nas Américas do Sul,Latina e continente africano.De qualquer maneira,o terceiro Presidente norte-americano,no cargo,receber o prêmio,ainda mais sendo um negro,é representativo de uma nova era,na qual Obama já declarou que os EUA não podem resolver tudo sozinhos.

  2. Engraçado! O nosso D. Hélder Câmara que sempre lutou contra a violência, sobretudo as torturas, sempre defendeu os direitos humanos, nunca foi agraciado com um prêmio Nobel. O sr. Obama, que até agora ainda não disse a que veio, que mantém intervenções no Afganistão e no Irã, que se omitiu no caso de Honduras onde o Brasil segura sozinho a defesa do presidente deposto, ganhou Prêmio Nobel?
    Que “Academia” é essa? Está bem pior que a Academia Brasileira de Letras que admitiu como membros o General Lira Tavares, o Sr. José Sarney e, pasmem vocês, o mistificador alienísta Paulo Coelho (com licença das más palavras). Que bela “Academia”. Só faltaram dar o prêmio Nobel de Literatura para o mistificador acima mencionado.

    Prof. Gilberto Telmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 4 =