Obras da Copa – Luizianne quer reunião com Cid para discutir desapropriações

“A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, declarou que marcará em caráter oficial uma audiência com o governador Cid Gomes para pedir que o Governo do Estado faça o que é de sua responsabilidade em relação ao que foi assinado na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo. Luizianne aguarda o retorno do governador, que está em viagem, para pedir a audiência.

A prefeita ressaltou que, se necessário, buscará encontro com a presidente Dilma Rousseff e entrará na Justiça para que as desapropriações na Via Expressa sejam feitas pelo Estado. “Estamos primeiro tentando conversar, mas a gente quer que o Governo do Estado se manifeste. Eles já foram pedir ao Ministério (do Esporte) para não fazer. E aí eu vou no Ministério para dizer que eles têm que assumir. Isso foi assinado pelo Governo, inclusive as desapropriações constam no Diário Oficial (do Estado)”, lembrou.

Segundo a assessoria do Governo do Estado, Cid Gomes só retornará a Fortaleza na próxima segunda-feira (17). A assessoria da Secretaria da Copa (Secopa) declarou que aguarda resposta do Ministério do Esporte.

A declaração da prefeita foi dada durante a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Secretaria Executiva Regional VI. Para Luizianne, “é preciso que o Governo do Estado cumpra seu papel, porque a gente vai cumprir o nosso. Acho que isso é fundamental”. A prefeita estava com documentos referentes à Matriz de Responsabilidade no carro em que chegou ao evento.

“Independente de qualquer coisa, eu sou a prefeita de Fortaleza e ele é o governador do Estado, e a gente vai ter que se entender aí. Se não resolver, já estou tentando recorrer ao Governo Federal”, complementou Luizianne.

Ofícios e reuniões

Enquanto as conversas não acontecem entre Prefeitura e Governo, o Ministério do Esporte, por meio de sua assessoria de imprensa, indicou que o ofício do Estado foi recebido pelo órgão. O documento foi enviado no início da semana passada pedindo a mudança da Matriz de Responsabilidade assinada em 2010 e apontando que não houve concordância com os termos de tal documento.

O Ministério do Esporte reiterou que só poderá se pronunciar sobre a situação após análise da solicitação pelo Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa). A próxima reunião do grupo será na terça-feira, dia 18, mas a assessoria disse ainda não poder confirmar se o ofício constará da pauta de discussão.

Já o Ministério Público Federal, por meio do procurador Alessander Sales, confirmou reunião para a tarde de hoje. No entanto, somente o Município participará, uma vez que o titular da Secretaria da Copa, Ferruccio Feitosa, foi ao encontro do procurador na manhã de ontem. “Amanhã (hoje) ouvirei o Município. Caso seja necessário, convoco os dois para uma nova conversa”, explicou o procurador.

Participam da reunião com o MPF o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Município, Luciano Feijão; o coordenador do Transfor, Daniel Lustosa; e o procurador-geral do Município, Martônio Mont’Alverne.”

(O POVO)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =