Partidos indicam presidentes de comissões técnicas da Câmara dos Deputados

“Terminou há pouco a reunião de líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer, para definição das presidências das 20 comissões permanentes da Câmara. A definição dos partidos segue o critério da proporcionalidade partidária. Para que as trocas de partido não se reflitam nessa escolha, valem os três grandes blocos partidários formados no início da legislatura (2007): PMDB-PT-PP-PR-PTB-PSC-PTC-PTdoB, PSDB-DEM-PPS e PSB-PDT-PCdoB-PMN-PRB.

O único partido que já definiu os nomes que indicará para as presidências foi o PSB: Dr. Ubiali (SP) para a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Marcelo Serafim (AM) para a Comissão da Amazônia. As presidências foram distribuídas da seguinte forma:

PMDB – Constituição e Justiça e Cidadania; Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática; Minas e Energia
PT – Finanças e Tributação; Fiscalização Financeira e Controle; Educação e Cultura
DEM – Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Defesa do Consumidor
PSDB – Relações Exteriores e Defesa Nacional; Turismo e Desporto
PSB – Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional
PP – Viação e Transportes; Legislação Participativa
PR – Trabalho, Administração e Serviço Público
PDT – Seguridade Social e Família
PPS – Desenvolvimento Urbano
PTB – Direitos Humanos e Minorias
PSC – Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

A definição de proporcionalidade atinge também a primeira vice-presidência das comissões. Portanto, o primeiro vice-presidente de cada comissão é do mesmo partido do presidente.”

(Com Agências)

DETALHE – O deputado federal Eunício Oliveira deve ser o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Counicação e Informática^.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Partidos indicam presidentes de comissões técnicas da Câmara dos Deputados

  1. Metroviários de todo Brasil aguardavam com espectativa a formação destas comissões. O PL 115/2007 que altera a Seção V do Capítulo 1 da CLT já está na Comissão de Constituição e Justiça para ser aprovado. É a ultima etapa de um processo que foi iniciado em 2005 com o Deputado Federal Jamil Murad do PCdoB de São Paulo. Será uma vitória para mais de 16 mil trabalhadores em todo país caso seja aprovado como está. Vamos agora ver quem será o relator do nosso processo e partir para as cobranças. O PSDB de São paulo bem que tentou mas não conseguiu atrapalhar o curso das comissões por onde ele passou. Os tucanos queriam evitar que os terceirizados prevalecessem no sistema metro-ferroviário do Estado de São Paulo, que é o maior do país.

  2. apenas uma correção; “os tucanos na realidade queriam que os terceirizados continuassem prevalecendo” no sistema metro-ferroviário de São Paulo. Querer que tucanos sejam contra as terceirizações é quer demais. Para quem não conhece o sistema de São Paulo, lá os bilhetes são vendidos até em bancas de “totolec”. O que tira a oportunidade de funcionários concursados exercerem a função de bilheteiro. Outra novidade que o dignissimo Governador Serra está tentando implantar será um novo modelo de metrô que não precisa de maquinista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =