Perda da exclusividade da exploração do pré-sal é golpe contra os interesses nacionais

Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (28):

Na última quarta-feira foi consumado, no Senado, um dos maiores golpes contra os interesses nacionais, sem que a população tivesse noção do que estava acontecendo: a perda da exclusividade da exploração do pré-sal pela Petrobras.

Multinacionais vão poder meter a mão nas reservas, que antes eram destinadas exclusivamente para resgatar a dívida social, sobretudo, nas áreas da educação e da saúde. A empresa não terá mais como prioridade dar suporte à viabilização de projetos estratégicos nacionais, reforçadores da soberania do Estado brasileiro. Passará a ser uma simples produtora de lucros para o grande capital financeiro.

Isso vinha sendo perseguido desde a morte de Getúlio Vargas, que criou a Petrobras a despeito da posição contrária de Washington e de seus colaboradores internos, o que resultou em pressões insuportáveis e no sacrifício da própria vida do presidente.

A Petrobras conseguiu se defender até receber o primeiro golpe dado pelo governo FHC, em 1997, ao quebrar o monopólio estatal do petróleo.

Não há dúvida que o PT está pagando pela estratégia de conciliação política excessiva com as forças representativas do sistema dominante. Esperava-se que, ao assumir o governo, Lula tivesse realizado uma devassa na privataria tucana e, inclusive, na Petrobras, pois ainda era fresca a denúncia de corrupção na estatal, feita pelo jornalista Paulo Francis, durante o governo FHC.

O governo cochilou ao aceitar o acordo que lhe foi imposto pelos que o chantagearam, no Senado, com um projeto de entrega explícita do petróleo aos interesses estrangeiros. A alternativa apresentada a Dilma foi a de que, a cada eventual leilão, a participação seria oferecida primeiro à Petrobras e, só então, às demais empresas.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

3 comentários sobre “Perda da exclusividade da exploração do pré-sal é golpe contra os interesses nacionais

  1. O VM não aceita que os brasileiros possam defender a PETROBRÁS que foi PRIVATIZADA para o PT e seus amigos.
    Ai sim fizeram a verdadeira PRIVATARIA, seguindo a máxima ACUSE-OS DO QUE VOCE FAZ.
    O PT entregou a PETROBRÁS aos seus amigos e sem pagar nada.

    Os CATOES, os petistas que se diziam os únicos escolhidos pelos deuses com o DOM da HONESTIDADE, passaram 14 anos procurando qualquer CRIME do culpado previamente escolhido, FHC.
    E agora temos CATOES dirigentes e tesoureiros presos.

    Para responder qualquer questão numa CPI é preciso elaborar previamente um questionário com as perguntas e respostas, pois o PT é um partido que tem GABARITO.
    Parece mais uma organizaçao criminosa.
    Não conseguem explicar como a BANCOOP prejudicou tanta gente.
    Alguém é acusado de roubar galinhas e logo dizem que o alvo é LULA. Este não consegue explicar um sitio, um triplex, uma antena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =