Pesquisas – Crescimento de Roberto Cláudio e Elmano de Freitas será contínuo?

Da Coluna Política, do jornalista Érico Firmo, no O POVO desta sexta-feira:

Com a divulgação hoje da pesquisa O POVO/Datafolha e dos números do Ibope, veiculados ontem pela TV Verdes Mares, já é possível projetar a evolução dos candidatos a prefeito de Fortaleza, diferentemente do que ocorria no Vox Populi. O Datafolha traz o cenário mais recente e, portanto, mais consolidado. A pesquisa foi feita anteontem e ontem, enquanto o Vox Populi foi a campo entre sábado e segunda-feira. E o Ibope, entre segunda e quarta-feira.

Mesmo com as diferentes de metodologia, amostra e data, as variações entre os números de cada competidor em um instituto e outro estão todas dentro da margem de erro, considerada a oscilação para mais ou para menos. Como último a ir a campo, o Datafolha sinaliza o cenário mais cristalizado de crescimento dos candidatos das duas máquinas governistas e o distanciamento em relação ao bloco de trás. Efeito óbvio do início do Horário Eleitoral. Esse primeiro e considerável impacto era previsível.

A questão é saber se será contínuo – o que nada garante – e em que intensidade. Nessa questão está a resposta para a pergunta crucial dessa campanha: os ex-aliados PT e PSB irão ao segundo turno?

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Pesquisas – Crescimento de Roberto Cláudio e Elmano de Freitas será contínuo?

  1. O que me deixa satisfeito é saber que os eleitores do HEITOR estão dentro da margem que iniciou as pesquisas. Ainda faltam praticamente 30 dias para a eleição. Esperamos que o povo de Fortaleza não caia na conversa bonita dos candidatos de LULA-MENSALÃO e do candicato que mandou a policia bater nos professores. Sem falar que o “padrinho” deste senhor que mandou a policia bater nos professores é CIRO GOMES. Por aí nós já poderemos imaginar quem vai mandar na prefeitura.

  2. que me deixa chateado são essas empresas de pesquisa que não divulgam os reais fatos. Por exemplo: tem um instituto que não divulgou a pesquisa real, ou seja, Moroni: 29%; Elmano: 16 e o tal Roberto com 10%. Aproveito o ensejo para perguntar ao Jornal O Povo porque o jornal não esta acompanhando as greves dos servidores públicos do Estado do Ceará. Tenho assistido a assembléia legislativa e lá tem aparecido algumas categorias, tais como: odontologos de greve desde o dia 02 de agosto, os servidores da saúde, SEMACE e o mais recente os defensores públicos. Se fosse no município já estaria sendo divulgado. Exijo como leitor e cidadão, imparcialidade dos fatos e como acompanho o jornal que me pareceu sempre transparente ta me decepcionando. Não faça como os institutos de pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =