Polícia do Ceará e Polícia de SP desarticulam “festival” de estelionato

A Polícia Civil do Ceará e a Polícia Civil de São Paulo realizam, desde a madrugada desta quinta-feira, 4, uma operação para combater crimes de estelionato nos dois estados. Batizada de ‘Factum’, a ação já prendeu 33 pessoas e cumpriu vários mandados de busca e apreensão de materiais. Segundo o delegado Alexandre Ferraz, titular da delegacia de Amontada, os mandados de prisão da operação, que é resultado de cinco anos de investigação, foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara de Itapipoca, Gonçalo Benício. “O alvo principal das investigações é a cidade de Itapipoca. Lá, foram comprovadas clonagem de CPFs e outros documentos, e ainda empréstimos e compra de carros em nome de laranjas,” disse Ferraz, que ressaltou que a operação tem também o apoio das delegacias do Trairi e Uruburetama.

Ainda de acordo com o delegado, a operação, que está quase no fim, tem como alvo 40 pessoas no total, sendo que alguns já se encontram detidos em presídios do Estado. Dessas, 22 foram presas no Ceará e 11 em São Paulo. “São cearenses que vão fazer faculdade do crime em São Paulo. Eles saíram da zona rural e passaram a ter carros importados, prédios, tudo isso em menos de dois anos”, disse Alexandre.

Na operação, foram apreendidas máquinas de clonagem, cheques adulterados e em branco, chupa-cabras, entre outros documentos, como CPFs e CNHs.

Os nomes dos presos ainda não podem ser revelados porque o processo corre em segredo de Justiça, segundo o delegado de Amontada. Eles serão encaminhados a Fortaleza e ficarão detidos em diversas delegacias da Capital.

(O POVO Online)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Polícia do Ceará e Polícia de SP desarticulam “festival” de estelionato

  1. Eliomar,no título da notícia tem “PF do Ceará e PF Paulista”…e no início da informação tem que foi a “Polícia Civil do Ceará e Polícia Civil de São Paulo.” Acredito que esta operação foi realizada somente pela Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − doze =