Plenário da Câmara Municipal poderá ser no antigo Beco da Poeira

foto salmito 150811 opovo

Em entrevista ao O POVO, nessa segunda-feira (10), o presidente do Legislativo Municipal, vereador Salmito Filho (Pros), adiantou que o local onde funcionou o antigo Beco da Poeira poderá abrigar o plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), além do auditório do parlamento e a Central da Cidadania. A possibilidade, no entanto, só será confirmada caso a mudança da Câmara, do bairro Patriolino Ribeiro para o Centro da Capital, no antigo Lord Hotel, seja confirmada.

Será discutida com a sociedade fortalezense, nas próximas semanas, a mudança da sede. A discussão com os cearenses, segundo Salmito, é o que falta para o martelo ser batido. Tanto o edifício Philomeno Gomes quanto o terreno do antigo comércio são de responsabilidade do governo estadual e foram colocados à disposição pelo governador Camilo Santana (PT), segundo o presidente.

Ainda nesta semana será divulgada agenda para a população discutir, junto com o Poder Legislativo, a mudança de sede a partir de encontros no bairro, em forma de audiência pública.

Salmito reafirmou em entrevista que o equipamento do antigo hotel cumpre com todos os critérios exigidos para a mudança: um prédio tombado pelo valor cultural e histórico, estar próximo a uma praça e a uma estação do metrô (Praça José de Alencar e Metrofor). Uma das exigências também é ter nas redondezas uma via de caixa larga (no caso a avenida Tristão Gonçalves) para facilitar o deslocamento de veículos.

A construção de um plenário fora do prédio é justificada pelo presidente da Casa em razão do Lord Hotel ser tombado provisoriamente e ter restrições no processo de modificação da estrutura interna e externa. O estacionamento deverá ser construído embaixo do plenário, através de um ou dois subsolos.

O vereador já recebeu o sinal verde do prefeito Roberto Cláudio (Pros), do governador Camilo Santana e dos parlamentares que compõem a casa legislativa municipal para realizar a mudança. Salmito, no entanto, deseja ouvir a população da cidade antes de tomar a decisão final.

“Nós queremos ouvir a comunidade que faz o Centro. Já temos o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato dos comerciários… Eles entendem que a Câmara é um equipamento âncora que vai aquecer o comércio local”.

Reabilitação do Centro

Para Salmito, a proposta de levar a Câmara para o Centro é uma contribuição para a reabilitação do espaço público. “A nova sede se localizando lá será com toda convicção um equipamento âncora e que, se for feita de forma planejada, poderá requalificar o entorno. Eu já recebi vários empreendedores prometendo investimento no bairro caso a Câmara vá para lá”. O vereador afirmou ainda que deverá estimular o Poder Executivo do município a implementar políticas de habitação no bairro histórico.

(O POVO / Foto: Fábio Lima)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =