Portal da Transparência do TCM é acessado por 186 países

Desde que foi criado, há oito anos, o Portal da Transparência dos Municípios do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE) já recebeu a visita de mais de três milhões de usuários de 186 países, com 45 milhões de páginas visualizadas.

Depois do Brasil, que concentra maior parte dos acessos, houve, nesse mesmo período, visitações provenientes dos Estados Unidos (30.359), Portugal (15.786), Índia (10.105), Espanha (4.710), Reino Unido (2.795), França (2.701), Itália (2.698), Alemanha (2.585), Argentina (1.632) e México (1.320). Além de países americanos e europeus, verifica-se acessos do continente africano (Angola, Moçambique e África do Sul), Oriente médio (Israel e Arábia Saudita), Ásia e sudeste asiático (Indonésia, China e Japão) e Oceania (Nova Zelândia).

No Brasil, 64,36% das sessões vieram do Ceará, seguido pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Em seguida, estão Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Paraíba. Das cidades cearenses com mais registros de sessão ao Portal estão Fortaleza (2,1 milhões), Sobral (164 mil), Juazeiro do Norte (126 mil), Tianguá (86 mil) e Crateús (66 mil).

Um dos aspectos verificados no levantamento é o perfil do público – mais de um terço dos que acessaram o Portal (38,2%) são visitantes de retorno (“returning visitor”). Ou seja, entraram uma vez no Portal e depois voltaram em busca de mais informações. A cada sessão realizada pelo internauta, foram visitadas, em média, nove páginas do Portal e 90,8% das sessões foram realizadas por computador de mesa (desktop), 7,67% de celular e 1,45% por aparelhos tablet.

O Portal da Transparência dos Municípios permite acesso a uma série de dados que integram as prestações de contas dos 184 municípios cearenses, como receitas, despesas, licitações, estrutura administrativa e até patrimônio. Além disso, possibilita consultar documentos como o Relatório de Acompanhamento Gerencial (Reage) e verificar a data em que o ente fez a última entrega de prestação de contas ao TCM. A versão para smartphones e tablets está disponível desde dezembro de 2016. O aplicativo, nas versões Android e iOS, além de acessar os dados municipais, possui ainda funcionalidades como consulta processual, canal de comunicação com a Ouvidoria do TCM e acesso a notícias publicadas pelo órgão.

O banco de dados que alimenta o Portal, no caso o Sistema de Informações Municipais – SIM, tem mais de 751 milhões de registros, disponibilizados em sua integralidade para a sociedade. Se comparado a livros de uma biblioteca, o acervo disponibilizado pelo TCM corresponde a mais de 1 milhão de livros, cada um com 200 páginas de 240.000 caracteres cada.

A diferença é que, acessar todo esse conteúdo, que contempla todos os acontecimentos orçamentários, financeiros, patrimoniais e de recursos humanos das 184 Prefeituras e Câmaras municipais do Estado do Ceará, está alinhado às mais modernas formas de acesso, como desktops, tablets e smartphones.

(TCM)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Portal da Transparência do TCM é acessado por 186 países

  1. Lamentavelmente, meu caro Eliomar, os relevantes serviços prestados pelo TCM, a partir dos dados expressos no Portal da Transparência foram desconsiderados pela Assembleia Legislativa do Ceará ao, de forma desarrazoada, lançar uma ‘pá de cal’ no importante órgão de fiscalização das contas de municípios e Câmaras Municipais.

    A Propósito, destaco o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Dr. Virgílio Freire, Ouvidor do TCM, que empreendia visitas a prefeituras e câmaras municipais levando orientações e ministrando lições sobre o exercício pleno da cidadania.

    Ainda em maio último, por ocasião do IX ENCONTRO ESTADUAL DE OUVIDORES DO CEARÁ, o Dr. Edson Luiz Vismona, presidente da ABO NACIONAL – Associação Brasileira de Ouvidores, expressou na sua palestra seu desapontamento pelas ações que objetivavam a extinção de uma órgão de fiscalização, máxime no atual cenário brasileiro onde a corrupção e os desvios éticos por parte dos governantes são bem visíveis.

    Enfim, a escoliose moral dos parlamentares nas Casas Legislativas do país, ao se curvarem ao desejo dos governantes, é fato inconteste. A comunidade, no entanto, observa com interesse, estas posturas e comportamentos na defesa de seus mandatos. O povo, ora o povo. Este é apenas um detalhe, como diria a Zélia Cardoso de Melo.

    Irapuan Aguiar
    Presidente do Conselho Deliberativo da ABO/CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 12 =