Povos indígenas farão marcha pela terra em Fortaleza

Nesta quinta-feira, os povos indígenas do Ceará vão realizarão a I Marcha da Terra. Trata-se de um protesto contra a PEC 215. A concentração ocorrerá na Praça da Faculdade de Direito da UFC (Centro), a partir das 8 horas. Os grupos seguirão até o Palácio da Abolição.

A marcha terá como tema “Povos Indígenas do Ceará, todos contra a PEC 215″, e tem intuito de dar visibilidade às violações aos direitos dos indígenas, informou a Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco). A manifestação foi deliberada na XX Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará, realizada no último mês de setembro na T.I Tremembé, no município de Itarema.

O que diz a PEC 215?

A proposta da PEC 215, aprovada em outubro deste ano, altera o processo de demarcação das terras indígenas. O projeto altera a Constituição para transferir a decisão final da demarcação do Executivo para o Legislativo, a titulação de territórios quilombolas e a criação de unidades de conservação ambiental. Além disso, proíbe a ampliação de terras já delimitadas e prevê indenização aos proprietários.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 11 =