Preço do quilo da banana apresenta queda neste mês de julho

Na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), a banana, que chegou a ser comercializada em maio por R$ 4,00 o quilo, apresenta redução na tabela. A fruta passou a ser vendida por R$ 3,00 nesta primeira quinzena de julho, registrando uma queda de 25% em relação ao mês anterior, informa Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa Ceará.

Ele diz que o preço da banana estava em alta por causa da entressafra, período de intervalo na plantação, entre os meses de fevereiro a maio. Odálio observa que a entressafra prejudica principalmente o pequeno produtor que não dispõe de áreas irrigadas. “Com o advento das boas chuvas e fim de entressafra, as novas colheitas nos meses junho e julho influenciaram a queda nos preços das variedades da banana na Ceasa”, explica.

Na Ceasa a banana ocupa o primeiro lugar no ranking dos dez alimentos mais comercializados. A fruta vendida no entreposto de Maracanaú provém do Maciço de Baturité, nos municípios de Redenção, Pacoti, Palmácia, Baturité, Aratuba e Capistrano. A banana é cultivada também no baixo Jaguaribe, nos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré e Russas e na região do Cariri é plantada em Missão Velha e Mauriti.

Além dos municípios cearenses, a Ceasa Ceará recebe banana dos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Minas Gerais.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 5 =