Prefeitura de Beberibe esclarece caso da Escola Raimundo Fagner

A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria Municipal da Educação, manda nota para o Blog explicando a situação da Escola Raimundo Fagner, situada na Praia das Fontes, que estava sob ameaça de fechamento. Confira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA E À POPULAÇÃO DE BEBERIBE

A respeito de matéria divulgada pelos meios de comunicação do Estado de Ceará, no dia 31 de agosto de 2013, sobre o fechamento da Escola Raimundo Fagner, na comunidade de Praia das Fontes, a Assessoria de Comunicação e a Secretaria de Educação do Governo Municipal de Beberibe, vêm esclarecer os fatos.

A prefeita Michele Cariello Queiroz tem como prioridade da sua gestão o melhor para o povo de Beberibe. Dentro deste critério, os alunos e os funcionários merecem melhores condições para que a aprendizagem se concretize em todas as suas modalidades. E a Administração Municipal acompanha e trabalha, com a Secretaria de Educação, a execução das ações que garantem tais benefícios. Por isso, esta nota vem esclarecer aos cidadãos beberibenses, às autoridades e aos meios de comunicação sobre O NÃO FECHAMENTO DA ESCOLA RAIMUNDO FAGNER.

A referida escola, que na gestão passada funcionava com salas multisseriadas (isto é, com várias séries funcionando na mesma sala de aula), tinha a seguinte distribuição: em uma mesma turma estavam o Maternal (com 2 alunos), o Pré I (com 9 alunos), e o Pré II (com 2 alunos); o 1º ano (com 10 alunos), e o 2º ano (com 7 alunos) estavam juntas noutra sala, o mesmo acontecendo com o 3º (13 alunos) e o 4º anos (10 alunos). No final, o RPA (Relação Professor-Aluno), ficou muito baixo e, como o mesmo caso se repetiu em muitas escolas, a folha de funcionários da educação tornou-se onerosa, comprometendo o próprio pagamento. Além do mais, o sistema multisseriado, onde o professor trabalha em uma mesma turma com livros diversos, não contribui de modo satisfatório para o nível de ensino e de aprendizagem dos alunos, também prejudicando os indicadores do município.

Ciente da situação, o Governo Municipal de Beberibe, através da sua Secretaria de Educação, resolveu nuclear algumas escolas e, entre elas, a Escola Municipal Raimundo Fagner de Ensino Fundamental. Em tempo: nuclear não é fechar escola, embora isso também possa ocorrer, e, sim, neste caso, objetiva reordenar o que temos para fazer melhor, respeitando a proximidade e condições das escolas envolvidas e a priorização de um ensino de qualidade. Com a nucleação, os alunos e os funcionários transferidos da Escola Raimundo Fagner (da Praia das Fontes), para a Escola Germano José (do sítio Onofre), encontrarão melhor estrutura, conforto e condições para o trabalho escolar. Além do que, as comunidades distam menos de 1 km uma da outra.

A ESCOLA RAIMUNDO FAGNER NÃO VAI FECHAR, pois continua funcionando normalmente em dois turnos, manhã e tarde, com o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (alunos do 1º ao 9º ano), e o PRO-JOVEM, que funciona pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Beberibe. Isto, por si só, desfaz boatos, mal-entendidos e má-fé de algum comentário.

O Governo Municipal de Beberibe tem um olhar carinhoso, cuidadoso e especial para as comunidades, os pais, os alunos, os professores e demais funcionários da Rede Pública de Ensino Municipal.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Beberibe, Ceará.

VAMOS NÓS – Muito bem. Fechar escola seria um desrespeito à cidadania. Lamenta-se que só agora, depois de protestos e notas até de docentes, a Prefeitura mande sua resposta. O caso rolava desde o último domingo.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

9 comentários sobre “Prefeitura de Beberibe esclarece caso da Escola Raimundo Fagner

  1. 0000070-31.2013.4.05.8101 Classe: 240 – AÇÃO PENAL
    Última Observação informada: cr4 (25/07/2013 18:13)
    Última alteração: UNA
    Localização Atual: 15 a. Vara Federal
    Autuado em 08/02/2013 – Consulta Realizada em: 26/07/2013 às 10:25
    AUTOR: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL
    RÉU : ODIVAR FACO
    15 a. Vara Federal – Juiz Substituto
    Objetos: 05.20.01 – Crimes de Responsabilidade (DL 201/67; Lei 1.079/50 e Lei 5.249/67) – Crimes Previstos na Legislação Extravagante – Penal

    O Sr. pode acompanhar o andamento do processo no site da JFCE: http://www.jfce.jus.br/.
    Em “Busca processual” digite o número do processo e clique em “Pesquisar”.
    prefeito bom é esse! Não é Sr. Eliomar lima

  2. Caro José, fico triste quando vejo alguém tentar defender o ato ruim de uma administração pública, por meio de uma ação ruim de outra gestão. Por favor, não diminua a grandeza da atual prefeita em rever uma decisão falha do seu governo.

  3. Graças a Deus temos uma Constituição Federal que nos dar o direito de resposta em face de calúnias sem quaisquer fundamento. Parabéns Prefeitura de Beberibe pelo esclarecimento à população.

  4. parabes eliomar por dar direito de resposta a prefeita q estava sendo isjustisada por querer o melhor pra educaçao de beberibe.

  5. espero q tenha ficando claro pq a prefeitura q nuclea as pequenas escola do municio. e essa e vedade nao o esta falando. parabes pela democracia.nao vai perde mas esse leitor diario do seu blog..

  6. valeu eliomar agora gostei ,mas queria te perdi q vc noticiase o gra de feito da prefeita de beberibe q hoje no distrito de serra do feliz.ditribui 11 mil quite escola comtedo blusa,bolsa, caderno,lapis e todo material necesario para os alunos do fudamental,nuca aconteceu isso beberibe…

  7. moro em beriribe de q nanci e via gestao q passou 16anos no porde fecha mas 32 escola mas nurca vi toda essa repecuçao nao sei pq tudo esse alame.exerplo.cumbe,piquiri,lagoa nova,tabuba,santo antonio,praca.e varia outras,em so pq te o nome do fagner…….

  8. Hoje em dia qualquer administração publica que quiser fazer uma boa administração, tem que ouvir a população antes de tomar qualquer decisão para evitar o que aconteceu com esse problema do fechamento da escola, que tenha servido de lição pra vocês, em particular estou torcendo que vocês façam uma excelente administração, pois votei em vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =