Presidente do Ipece: Melhor do que Teto de Gastos Públicos seria o Teto da Dívida da União

 

Flavio Ataliba Diretor Geral IPECE (1)

Essa é do professor universitário e presidente do Instituto de Pesquisas e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba, em seu Facebook:

Faz tempo que está pronto no Senado um projeto que impõe um Teto para Dívida da União, mas que não é votado. A sua aprovação criaria um limite para os ganhos financeiros, como é feito, por exemplo, nos EUA.

O projeto propõe 15 anos para o ajuste a ter ser implantado. Entretanto, o rentismo no Brasil e seus colaboradores são frenéticos em apoiar o Teto dos Gastos, mas não o Teto da Dívida.

Felipe Salto, Monica de Bolle, Mauro Filho e outros têm alertado de forma correta essa questão. No entanto, os apoiadores do Teto dos Gastos preferem que o ajuste e o conflito distributivo no Brasil seja resolvido no âmbito das despesas primárias. Ou seja, na competição entre os gastos com saúde educação, segurança nacional, ciência e tecnologia, etc.

Estes terão que disputar recursos mesmo diante as enormes dificuldades já existentes no país. Isto é um grande contrasenso. Vamos ver se o Senado agora terá coragem de levantar essa discussão. Ou se vai ficar só na retórica.

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 1 =