Projeto proíbe propaganda de candidatos a senador sem a apresentação dos suplentes

“A Câmara analisa o Projeto de Lei 5927/09, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que proíbe a propaganda de candidatos a senador sem a apresentação dos dois candidatos a suplentes que completam a chapa. O texto muda a Lei Eleitoral (Lei 9504/97) para obrigar que a divulgação dos nomes dos candidatos e dos seus suplentes tenha o mesmo destaque.

A proposta determina também que nas entrevistas ou propagandas do titular, na televisão, apareçam com igual destaque os suplentes. Outro ponto é a previsão de que a urna eletrônica exiba no momento da votação também os nomes dos suplentes, ao lado do candidato a senador.

O autor lembra que, com a vacância do cargo de senador ou com o afastamento temporário do titular, assumem os respectivos suplentes, na ordem em que foram registrados para a eleição. Segundo ele, isso tem contribuído para que o Senado funcione com parlamentares completamente desconhecidos do eleitorado, pois nas campanhas e no momento da votação quase não aparecem os nomes dos suplentes.

Ubiali avalia que isso resulta, na prática, na falta de legitimidade para que os suplentes venham a suceder ou substituir o titular. “Para corrigir essa distorção, proponho que, nas campanhas para o Senado, os nomes dos suplentes sejam sempre divulgados em conjunto com o do titular da chapa. Essa providência dará maior visibilidade aos candidatos a suplentes de senador, garantindo ao eleitor uma escolha livre e consciente”, sugere.

Tramitação
O projeto tem regime de prioridade e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de seguir para a análise do Plenário.”

(Agência Câmara)

VAMOS NÓS – Um desafio: você sabe o nome dos suplentes dos senadores Inácio Arruda (PCdoB), Patrícai Saboya (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB)?

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

2 comentários sobre “Projeto proíbe propaganda de candidatos a senador sem a apresentação dos suplentes

  1. Deviam proibir qualquer vice ou sub, como vice-presidente, vice-governador, vice-prefeito, sub-síndico, vice-reitor.
    Todos queremos eliminar aquela escolha imoral de 2 candidatos e eleger somente 1 senador a cada dois anos e nos casos de substituição seguir o modelo para deputados ou vereadores, ou seja, o suplente.

  2. Os titulares,em sua maioria,já são uns inúteis,imaginem os suplentes.Em alguns casos,eles até tiram votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + um =