Projeto quer implantar programa oficial de dessalinização da água do mar no Ceará

odilon1

O deputado estadual Odilon Aguiar (PMB) deu entrada a projeto de lei que dispõe sobre a dessalinização das águas do mar e das águas sob o domínio do Estado do Ceará. O objetivo é tornar a água salobra em água potável e apta em atender às necessidades do consumo humano e animal, da micro irrigação e do consumo industrial, respeitando esta ordem na priorização de sua oferta.

“O Ceará é referência nacional em gestão de águas. No entanto, precisamos continuar avançando, aprendendo com métodos bem sucedidos de diferentes países. O aumento populacional , a agricultura irrigada e a crescente industrialização têm requerido da capacidade hídrica cearense além de seu potencial. A dessalinização é amplamente praticada e bem sucedida em diferentes países”, explica Odilon Aguiar.

Ainda de acordo com o projeto, na dessalinização da água do mar e da água salobra existente nos seus aquíferos, o Ceará utilizará, preferencialmente, as fontes de energia sustentável. Com isso, o Estado poderá celebrar convênios com órgãos ou entidades federais ou de outros Estados, sem prejuízo da sua atuação em regime de cooperação com entidades privadas, nacionais ou estrangeiras, que reúnam, em seus quadros, profissionais de comprovada capacitação técnica.

 

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quatro =