São Gonçalo do Amarante renova plataforma de acesso à informação

claudio-pinho-sga-noticias

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante implantou uma nova plataforma que integra a Ouvidoria e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, e-SIC. A medida, segundo o prefeito Cláudio Pinho (PDT),  garante mais transparência à gestão pública municipal e segue o que manda a Lei de Acesso à Informação, em vigor desde 2012.

Pela nova plataforma, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá enviar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitar informações à prefeitura por meio do site (www.saogoncalodoamarante.ce.gov.br). O sistema eletrônico organiza e facilita os procedimentos da Ouvidoria, tanto para o cidadão quanto para a administração pública. Depois de fazer o pedido, é possível acompanhar o cumprimento do prazo de resposta, consultar as respostas recebidas, apresentar reclamações e entrar com recursos, entre outras ações.

De acordo com a Ouvidoria municipal, responsável por gerenciar a ferramenta, o atual sistema permite uma melhor gestão dos atendimentos realizados ao encaminhar os pedidos aos departamentos responsáveis de forma instantânea. Além das solicitações, o sistema é capaz de gerar relatórios sobre as consultas realizadas e medir o desempenho no atendimento. O prazo de resposta a essas solicitações é de no máximo 30 dias.

Avaliação

O Tribunal de Contas dos Municípios atribuiu uma nota sobre a transparência das prefeituras. São Gonçalo do Amarante foi avaliada com nota 7.5, sendo aprovada no cumprimento da lei.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “São Gonçalo do Amarante renova plataforma de acesso à informação

  1. Parabéns Prefeito!
    Esse é sem duvida o melhor Sistema de Ouvidoria que já apareceu aqui no Ceará
    Tentem usar o sistema de outras prefeituras e vejam a porcaria que eles usam!
    Sou ouvidora Credenciado pela ABO (Associação Brasileira dos Ouvidores) e a conclusão que chequei é: Alguns Prefeitos estão enganando a população inclusive o TCM ou algumas empresas estão enganando alguns Prefeitos e também o TCM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =