Sebrae comemora 44 anos de bons serviços

O superintendente estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo, destaca, em artigo, os 40 anos de serviços prestados pelo órgão que comanda no Ceará. Ele destaca a pujança do micro e pequeno empresário e sua influência na economia.Confira:

Duas datas significativas para os pequenos negócios no Brasil são comemoradas no mês de outubro. Cinco é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, data que destaca a importância deste segmento para o País. Os pequenos negócios são responsáveis por mais de 95% das empresas formalizadas do Brasil, respondem por 52% dos empregos com carteira assinada e geram 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Estes números mostram o papel significativo dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas na economia brasileira. Os pequenos negócios movimentam a economia local das cidades, dos bairros, geram empregos no território, receitas para as administrações públicas e contribuem para o desenvolvimento daquelas localidades.

No dia 10, comemorou-se o aniversário do Sebrae que, há 44 anos, trabalha na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas brasileiras, estimulando o empreendedorismo no País. Ao apoiar os empreendedores com consultorias, treinamentos, palestras, seminários, publicações e amplo conjunto de soluções para os pequenos negócios nos mais diferentes estágios, o Sebrae contribui de forma relevante para desenvolvimento socioambiental dos territórios.

Além disso, o Sebrae possui trajetória intensa de estímulo às políticas públicas em que se destacam a criação do Simples Federal, em 1996, o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, em 1999, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006.

Funcionando com alto grau de capilaridade territorial, o Sebrae está presente em mais de 500 pontos de atendimento distribuídos por todas as unidades da Federação; há ainda o portal com atendimento online, central de atendimento telefônico e terminais de autoatendimento. Tudo isso com o objetivo de garantir que o empreendedorismo se desenvolva mais e mais, em especial os pequenos negócios, gerando emprego e renda com sustentabilidade.

*Joaquim Cartaxo

cartaxojoaquim@bol.com.br

Arquiteto urbanista e superinten-dente do Sebrae/Ceará.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 5 =