Secretário acerta detalhes de empréstimo para amenizar perdas do FPE

maurorO secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, encontra-se em Brasília tratando, naesta quata-feira, na Secretaria do Tesouro Nacional, do programa de ajuste fiscal que todo Estado faz com vistas ao próximo exercício. No encontro, ele trata principalmente de um empréstimo de R$ 293 milhões a ser liberado pelo BNDES para o governo estadual.

“Esse empréstimo virá como apoio às perdas registradas pelo Estado por causa da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Enquanto o governo federal libera ajuda para as prefeituras, os Estados têm que pegar o empréstimo”, explica o secretário. O empréstimo deve sair, no entanto, em condições especiais.

Para mostrar o volume de queda do FPM do Ceará, Mauro Filho disse que em abril, dado mais recente, o Estado perdeu R$ 120 milhões. Ele disse que a administração não sentiu tanto porque adotou um modelo de gestão que equilibrou gastos. Mesmo com reduções no FPE, o plano de investimentos do governo será mantido.

“O Estado vive uma situação de equilibrio fiscal. O pacote de investimentos programados vai ser cumprido sem problema”, reforçou Mauro Filho. Ele adiangtou também que a arrecadação própria do Estado, de janeiro a abril, cresceu 5.9%, o que ainda dá 1.8% de crescimento com relação a igual período do ano passado.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Secretário acerta detalhes de empréstimo para amenizar perdas do FPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + onze =