Secult diz que Antonieta Noronha é orgulho para a história das artes cênicas no Ceará

Em nota de pesar pela morte de Antonieta Noronha, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lembra a trajetória artística da atriz. Confira:

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lamenta o falecimento, nesta segunda-feira (14) da atriz Antonieta Noronha. A Dama do Teatro Cearense terá seu exemplo sempre lembrado por todos aqueles que buscam desenvolver e expressar seu talento nos palcos. Sua trajetória é um orgulho para a história das artes cênicas no Estado. Antonieta Noronha dedicou o melhor da sua vida na busca pela interpretação profunda e perfeita de cada um dos personagens que assumiu.

Natural de Sobral, começou sua vida profissional participando do Programa de Calouros, da Ceará Rádio Clube, e A Voz de Ouro ABC, da rádio Uirapuru, aos 18 anos.

Depois de integrar o Grande Coral, do Conservatório Alberto Nepomuceno, recebeu um convite para participar do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). A partir de então, lançou-se para a carreira de atriz e participou do elenco da TVE, nos anos de 1970. Integrou grupos de referência nas artes cênicas como a Comédia Cearense e o Teatro Novo. No cinema, ganhou visibilidade com filmes como Dora, Doralina; O Amor não Acaba às 15h30min; Deixe-me Ficar; Tempo da Ira e Central do Brasil.

Acumulou em sua trajetória vários prêmios por sua atuação no teatro, cinema e televisão. Mais recentemente, já em 2015, por ocasião dos seus 50 anos de vida artística, foi reverenciada pelos colegas de trabalho e espaços culturais da cidade, como o Dragão do Mar e o Cineteatro São Luiz, que reexibiram filmes com sua atuação ou novas montagens de peças já estreladas pela atriz.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − um =