SEGURANÇA PÚBLICA ACELERA BEM COM O RONDA DO QUARTEIRÃO

“UM ROBERTO DISCRETO – Há um secretário da equipe do governador Cid Gomes (PSB) que consegue ter o trabalho elogiado sem precisar estar aparecendo muito. É o titular da pasta da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, que, após enfrentar vários percalços burocráticos, conseguiu implantar o programa Ronda do Quarteirão e colher bons frutos. Pelo menos em matéria de sensação de segurança, o Ronda passou no teste. A população aprova, apóia e incentiva o que o governo Cid Gomes define como “Polícia cidadã”, o que, na realidade, é obrigação do aparelho policial. Mas Roberto Monteiro merece elogios. Aqui chegou discreto, meio tímido e, vez em quando, corajoso no enfrentamento das próprias contradições de uma pasta alvo constante de críticas e surpresas. Soube ter a paciência dos que acreditam no que faz e, respaldado por currículo respeitado, impôs seu estilo. Para ele, quem tem que aparecer é o trabalho do policial, no que está correto. Desfaz aos poucos a velha imagem de uma SSPDS que, nos últimos anos, era pródiga em turbinar e transformar discurso de autoridades em voto. O discreto Roberto Monteiro só precisa agora aparecer para mostrar um balanço do Ronda e novas investidas do programa. O contribuinte agradecerá, aguardando o desdobramento de novas ações do setor nos planos da infra-estrutura e recursos humanos.”

Da Coluna Política do O POVO, leia mais aqui

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “SEGURANÇA PÚBLICA ACELERA BEM COM O RONDA DO QUARTEIRÃO

  1. Concordo com esse comentário. Onde moro diminuiu muito a questão da violênica. Dá pra notar o Ronda passando constantemnente e isso é bom. Jorge Abreu (Dias Macedo)

  2. Isso tudo é verdade, no meu bairro melhorou 100%, só tenho pena do Moroni, qual será sua estratégica de campanha, agora com o sucesso do Ronda?

  3. Concordo com o colunista quando ele cita a “sensação de segurança”. Infelizmente essa sensação, na minha opinião, ainda não é reflexo de um efetivo ambiente seguro. O que acontece é que a população estava tão abandonada pelas forças policiais que a simples movimentação de veículos na cidade já altera a percepção de segurança. Precisamos ainda de uma avaliação menos romântica e mais técnica dos efeitos deste projeto. O número de crimes diminuiu? A gravidade destes crimes diminuiu também ou aumentou? A redução dos crimes está se dando proporcionalmente ao aumento do efetivo policial ou o projeto traz algum diferencial que resulta em maiores benefícios? Gostaria de ler uma análise de especialistas em segurança pública sobre o assunto.

  4. Ô, Robério, acorda!!! Ai se o único problema do Ceará fosse a segurança, que anda longe de estar 100% como voce afirma…

  5. O Ronda veio pra ficar. Mas é preciso que o governador mantenha o padrão de manutenção dos veiculos caríssimos, por sinal. Agora, garanta uma melhoria salarail para o restante da tropa, e dê um jeito nesse apartheid policial de PM de elite e PM de pobre.

  6. MORO NA RUA ENGENHEIRO ANTONIO FERREIRA ANTERO, BAIRRO PARQUE MANIBURA. SÓ VEJO OS CARROS DO RONDA PASSANDO POR TRÁS DO POSTO TEXACO QUE FICA NA AV. W.SOARES E NA RUA DA PIZZARIA BONNANAPOLI, NUNCA VI O CARRO DO RONDA SEGUIR EM FRENTE NESSA RUA, DOBRAM NO PRIMEIRO QUARTEIRÃO FAZENDO UMA ESPÉCIE DE SEGURANÇA PRIVADA DE UMA CHURRASCARIA E DA LIVRARIA DOM PEDRO I. AFINAL, A RONDA DO QUARTEIRÃO SERVE PARA DAR SEGURANÇA AOS RESTAURANTES QUE LHES DÃO ALMOÇO E JANTA, OU É PARA A POPULAÇÃO COMO UM TODO???? COM A PALAVRA O CORONEL STUDART…..

  7. é um despropósito tachar o ronda como uma coisa definitiva. numa coisa o colunista tem razão, o que melhorou, até agora foi a SENSAÇÃO de segurança. o que precisamos não é de sensação mas de segurança.um detalhe: o governo deixou a frota anterior se degradar bastante para que a comparação da entrada do ronda fosse com o semi-caos instalado nesse governo (como foi mostrado em várias reportagens dos jornais locais). assim a comparação é super positiva, quando comparado porém, com o final do governo anterior, as coisas mudam bastante !!!

  8. Realmente ele está de parabéns, coninvente com o gasto de 30 milhões em hilux, num projeto arrojado. Esquece que a Segurança Pública não é simplesmente a Polícia Militar e esquece do Corpo de Bombeiros que vive situação agravante com efetivo reduzido e escala apertada. Os concursados de 2006 ainda esperam para ingressar na força. Corporação que conta com um efetivo total de menos de 1500 homens e com menos de 8 soldados (base hierárquica da corporação). Realmente esse aí merece os parabéns.Incorporação da defesa civil ao corpo de bombeiros que já conta com escasso efetivo. Sobrecarga de responsabilidades.PARABÉNS. PARABÉNS CID GOMES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =