Seminário Empreender: ao lado de quem ousa

Editorial do O POVO deste sábado (21) ressalta o 11º Seminário Empreender. Confira:

Será encerrado hoje o 11º Seminário Empreender – mas ainda com atividades durante todo este sábado -, um dos maiores eventos do País na área dos micro e pequenos negócios. Organizado pela Fundação Demócrito Rocha e Sebrae, o evento tem como tema “O Ceará decolou criando oportunidades”. O 11º seminário encontra-se com a feliz coincidência do aniversário de 20 anos do Crediamigo, do Banco do Nordeste (BNB), considerado o maior programa de microcrédito da América do Sul, e que libera anualmente R$ 10 bilhões para esse segmento da economia.

Na abertura do evento, João Dummar Neto, vice-presidente do Grupo de Comunicação O POVO, destacou a relevância dos micros e pequenos negócios para a economia do País, lembrando a grande contribuição do Empreender para a alavancagem do setor. A região Nordeste conta com 1,24 milhão de microempreendedores individuais (MEI), a maior parte deles (72,3%) concentrados em quatro estados: Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco. O Ceará, com 206.179 registros, representa o percentual de 16,6% entre estados nordestinos, segundo dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao BNB.

O Empreender destaca-se como um momento de conhecimento, lugar de encontro, de negócios e de incentivo à atividade econômica; uma boa combinação de teoria, prática e relatos de casos de sucesso. O tema deste ano faz referência à perspectiva de um novo e positivo ciclo para a economia cearense, a partir da implantação do hub (centro de conexão de voos) da Air France-KLM e Gol, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A operação vai gerar centenas de novas oportunidades de negócios.

É por isso que Dummar Neto afirmou, na abertura do encontro, que o papel do seminário é facilitar o acesso à informação para quem deseja empreender. Destacou que, ao longo desses 11 anos, o Grupo de Comunicação O POVO sempre esteve ao lado do pequeno e microempreendedor. Sem dúvida, em muito boa companhia, pois o segmento é responsável pela geração de 95% dos empregos no Ceará e no País.

E O POVO sempre marcará presença ao lado desse importante setor da economia, que tem flexibilidade suficiente para conviver e superar as crises, sempre com a coragem e ousadia típicas dos pequenos grandes empreendedores.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − cinco =