Senado aprova requerimento de Tasso convocando Mantega para esclarecer pedaladas fiscais

tassoosokje

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta manhã de terça-feira, convite ao ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para participar de audiência pública que discutirá as manobras contábeis executadas pelo Governo Federal no âmbito das contas públicas nos últimos anos. Essas manobras ficaram conhecidas como “pedaladas fiscais” e, com elas, o governo usou bancos públicos para cobrir despesas que deveriam ter sido pagas com recursos do Tesouro, no fim do ano passado.

Além de Mantega, foram também convidados para a audiência o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, e o auditor do TCU Antônio Carlos d’Ávila. Todos os requerimentos foram apresentados pelo senador Tasso Jereissati(PSDB).

Em seu requerimento, Tasso advertiu que o TCU concluiu que as “manobras fiscais da equipe econômica do ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega fez em 2013 e 2014, para melhorar artificialmente as contas públicas, feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF)”, e diante dessa conclusão é “fundamental a explicação e esclarecimentos”.

DETALHE – O requerimento foi aprovado e o único voto contrário na CAE foi da senadora petista Gleice Hoffmann (PR), por sinal, ex-ministra da Casa Civil do Governo Dilma.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Senado aprova requerimento de Tasso convocando Mantega para esclarecer pedaladas fiscais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =